quinta-feira, 30 de novembro de 2017

VIVA ZAPATA! (Viva Zapata!, EUA, 1952)


Direção: Elia Kazan
Sinopse:
Em 1909, no México, um grupo de lavradores vai até o presidente, afirmando que suas terras foram roubadas, e um deles deixa claro que o governo não pretende fazer nada por eles. Este lavrador acaba se tornando um guerrilheiro, que por vários anos teve importância política na vida do país.

OBRIGADO A MATAR! (Brasil, 1965)


LÁ NO MEU SERTÃO (Brasil, 1961)


FILMES DE TONICO E TINOCO
Sucesso desde 1942, quando venceram o concurso promovido pelo Capitão Furtado, que mantinha o programa Arraial da Curva Torta na Rádio Difusora, Tonico e Tinoco se consagraram tanto no rádio quanto no disco e nos shows que apresentaram durante quarenta anos sob as lonas de diversos circos. No entanto, quando se arriscaram no cinema, não obtiveram a bilheteria esperada e, contaram anos depois, tiveram prejuízos enormes. Mas não fizeram somente uma tentativa. Foram várias.

1961 LÁ NO MEU SERTÃO
Direção de Eduardo Llorente
João e José partem para a capital, onde irão disputar um concurso numa rádio. O sucesso posterior à entrada na emissora e os shows pelo Brasil, são contados na película, abertamente autobiográfica.

1965 OBRIGADO A MATAR...!
Direção de Eduardo Llorente
Tonico é Compadre Tião, boiadeiro que lembra saudoso do amigo Chico Mineiro (Tinoco), aquele mesmo da toada. Aliás, a história cantada pela dupla é a mesma no filme, incluindo o final surpreendente - que no filme deixa de ser, pois todos que assistiram à fita se lembram da letra da música...

1969 A MARCA DA FERRADURA
Direção de Nelson Teixeira Mendes
Outro filme calcado na letra de sucesso da dupla. Só que a aqui Tonico e Tinoco se tornam justiceiros mascarados para vingar a maldade do fazendeiro. Este, no entanto, se converte ao ver o milagre de Nossa Senhora Aparecida, que devolve a visão à sua filha.

1971 OS TRÊS JUSTICEIRO
Direção de Eduardo Llorente
O devoto Bento se vê às voltas com as infidelidades da esposa e a ameaça de rapto de sua filha por um coronel local. Para auxiliá-lo surgem os três justiceiros: Tonico, Tinoco e Chiquinho!

1972 LUAR DO SERTÃO
Direção de Osvaldo de Oliveira
Trama que mais parece a de um faroeste, conta a história de uma cidade que perde a tranquilidade com a chegada da estrada de ferro. Um dos engenheiros encarregados da obra se engraça pela namorada de Tinoco, armando-lhe uma armadilha para ser preso. Cabe a Tonico provar sua inocência e ajudá-lo a reconquistar a noiva.

A dupla ainda faz aparições em dois filmes de André Klotzel: O Menino Jornaleiro (1984), onde cantam Filho de carpinteiro e Brasil Caboclo; além de Marvada Carne (1985), onde entoam modas e acompanham a catira após a construção da casa de Nhô Quim.


sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CONTOS DA CRIPTA 2ª TEMPORADA (TALES FROM THE CRYPT, EUA, 1990)


2ª Temporada (1990)

02x07. Dead Right (Morte Certa)
Uma mulher, seguindo o conselho de uma vidente, casa-se com um homem grotesco para tornar-se rica.
Demi Moore participa deste episódio.

02x08. The Switch (A Troca)
Um velho milionário, enlouquecido de paixão, submete-se a várias cirurgias para tornar-se mais jovem.
Arnold Schwarzenegger, além de ser o diretor deste episódio, também auxilia o Guardião da Cripta (Cryptkeeper no original) na apresentação inicial.

02x09. Cutting Cards (Cartas Cortantes)
Dois apostadores rivais envolvem-se em um horripilante jogo de cartas.

02x10. 'Til Death (Até a Morte)
Homem tenta conquistar uma rica mulher com uma poção de uma sacerdotisa vodu, porém a poção tem resultados além dos esperados

02x11. Three's a Crowd (Três São Demais)
Um casal vai comemorar os seus dez anos de casados na propriedade de um ex-namorado da esposa. O marido, desconfiado de que ambos tem um caso, decide tomar uma atitude em relação a situação.

02x12. The Thing from the Grave (A Coisa da Tumba)
Uma modelo se apaixona por seu fotógrafo. Quando o namorado descobre, resolve matar seu amante. Porém ele percebe que o verdadeiro amor não acaba facilmente.

02x13. The Sacrifice (O Sacrifício)
Nesta pequena história de suspense um agente de seguros, apaixonado pela esposa de um cliente, decide matá-lo para ficar com a sua fortuna e com a sua mulher.

02x14. For Cryin' Out Loud (Para Chorar Baixinho)
Um produtor de rock organiza um show beneficente e rouba todo o dinheiro arrecadado. Após aplicar o golpe a sua consciência começa a confrontá-lo.
O roqueiro Iggy Pop participa deste episódio interpretando o vocalista da banda que toca no show.

02x15. Four-Sided Triangle (O Triângulo Quadrilátero)
Uma jovem mulher (interpretada por Patricia Arquette), vítima de abusos e prisioneira em uma fazenda, começa a desenvolver uma estranha relação amorosa com um espantalho.

02x16. The Ventriloquist's Dummy (O Boneco do Ventríloquo)
Um jovem ventríloquo reencontra um famoso ventríloquo, de quem é grande fã, e descobre o terrível segredo de seu sucesso.

02x17. Judy, You're Not Yourself Today (Judy, Hoje Você Não Parece a Mesma)
Algumas confusões ocorrem na vida de um casal quando uma vendedora de cosméticos convence a esposa a experimentar um belíssimo cordão.

02x18. Fitting Punishment (A Justa Punição)
Um cruel dono de uma funerária passa a cuidar de seu sobrinho de 16 anos que ficou recentemente órfão.

02x19. Korman's Kalamity (Calamidade de Korman)
Um escritor de histórias em quadrinhos percebe que tudo que cria se torna realidade.

02x20. Lower Berth (Apaixonados)
Em um circo um homem de duas caras apaixona-se por uma múmia de 4000 anos.

02x21. Mute Witness to Murder (Testemunha Muda do Crime)
Após testemunhar um assassinato, uma mulher fica muda, é internada em uma clínica psiquiátrica e é cuidada pelo médico que cometeu o crime.

02x22. Television Terror (Terror Televisivo)
Com o objetivo de aumentar a audiência de uma atração televisiva uma equipe decide realizar um programa em uma casa mal-assombrada.

02x23. My Brother's Keeper (O Guardião do Meu Irmão)
A história gira em torno da complicada relação entre dois irmãos siameses portadores de personalidades bem distintas.

02x24. The Secret (O Segredo)
Um garoto de 12 anos é adotada por um casal que esconde um terrível segredo.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

CONTOS DA CRIPTA 1ª TEMPORADA (TALES FROM THE CRYPT, EUA, 1989)


1ª Temporada (1989)

01x01. The Man Who Was Death (O Homem que era a Morte)
Um carrasco fica revoltado quando o governo revoga a Pena de Morte em seu Estado. Com o objetivo de continuar realizando o seu trabalho e aplicando a justiça ele passa a perseguir os criminosos.

01x02. And All Through the House (Por Toda a Casa)
Durante o Natal uma mulher mata seu marido para ficar com o dinheiro do seguro. Pouco depois um psicopata, fantasiado de Papai Noel, foge do hospício e passa a perseguir a mulher em sua própria casa.

01x 03. Dig That Cat... He's Real Gone (Enterre este Gato... Ele está Morto)
A glândula de um gato é implantada no cérebro de um homem e este passa a ter as nove vidas do animal. De posse desta habilidade, ele passa a fazer shows nos quais desafia a morte.

01x04. Only Sin Deep (Bela como um Pecado)
Uma vaidosa prostituta negocia sua beleza em uma loja de penhores. Após um breve período de felicidade ela passa a ter sérios motivos para arrepender-se da transação.

01x05. Lover Come Hack to Me (Amor, Venha me Retalhar)
Em sua viagem de lua-de-mel o marido pretende matar a esposa para ficar com sua herança, porém uma certa tradição familiar muda seus planos.

01x06. Collection Completed (Coleção Completa)
Um aposentado fica irritado por sua mulher ter o hábito de acolher e levar para casa vários tipos de animais. Porém aos poucos ele percebe estes animais também pode ajudá-lo a passar o tempo.

sábado, 18 de novembro de 2017

403 1963 O INDOMADO (Hud)


351 1959 HIROSHIMA MEU AMOR (Hiroshima Mon Amour)


338 1958 A SALA DE MÚSICA (Jalsaghar)


298 1955 SORRISOS DE UMA NOITE DE AMOR (Sommarnattens Leende)


LIGA DA JUSTIÇA CRISE EM DUAS TERRAS (EUA, 2010)


A história começa numa Terra Paralela, quando versões heroicas de Lex  lutor e Coriga (chamada de O Bobo) invadem a base secreta do Sindicato do Crime da América e roubam um dispositivo detonador chamado "gatilho quântico". O Bobo acaba se sacrificando ao ser encurralado pelos vilões J'edd J'arkus (uma versão do Caçador de Marte) e Angelique (uma versão da Moça Gavião). Lex Luthor consegue fugir para a Terra original, onde pede ajuda a Liga da Justiça. Os heróis da Terra aceitam ajudar e acompanham Lex de volta á Terra Paralela, menos Batman, que fica para cuidar do Satélite da Liga. A Liga de Justiça se defronta contra suas versões malignas enquanto o Presidente dos Estados Unidos, Slade Wilson, reluta em enfrentar os vilões pois não quer usar armas nucleares contra eles. Isso também faz com que o Sindicato do Crime não o tire do poder. Mas eles tem um plano: o Coruja (versão criminosa do Batman) está a construir uma bomba com a qual o Sindicato do Crime pretende forçar a saída do presidente. Mas os criminosos não sabem que o Coruja possui seus próprios planos e que podem colocar a humanidade em perigo mortal e caberá a Batman impedi-lo.

ANJO E DEMÔNIO (Supernatural, EUA, 1933)


Supernatural foi dirigido e produzido pelos irmãos Halperin, Victor e Edward respectivamente, lançado em 1933, um ano após WHITE ZOMBIE (1932), reutilizando grande parte da equipe. Victor Halperin, também queria que a atriz protagonista fosse Madge Bellamy, como em White Zombie, mas a Paramount insistiu em assinar com Carole Lombard, que segundo ela mesmo seu forte era a comédia e não o terror e suspense,  durante as filmagens houve um conflito sempre crescente entre Lombard e Halperin. Supernatural não foi um sucesso comercial como White Zombie, mas recebeu algumas boas críticas, em uma retrospectiva Kim Newman, crítico e escritor de Terror, descreveu Supernatural como "uma mistura fascinante do bizarro e do convencional, oferecendo a Carole Lombard um dos seus papéis mais estranhos". Para completar algumas curiosidades, durante as filmagens ocorreu um terremoto em Long Beach, que fez todos saírem correndo assustados dos estúdios, mas por sorte sem maiores problemas, e no período de uma semana após seu lançamento em 21 de abril de 1933, no New York Paramount Theather, arrecadou cerca de U$ 23 300,00, após a estreia ele foi distribuído para vários cinemas menores em sessão dupla com outros filmes.

Fonte: http://cinespacemonster.blogspot.com.br/2017/11/supernatural-aka-anjo-e-demonio-1933.html

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

TENDA DOS MILAGRES (BRASIL, 1977)


DE CANÇÃO EM CANÇÃO (Song to Song, EUA, 2017)


Sinopse:
Em Austin, no Texas, dois casais – os compositores Faye (Rooney Mara) e BV (Ryan Gosling), e o magnata da música (Michael Fassbender) com uma garçonete que ele ilude (Natalie Portman) – perseguem o sucesso através de uma paisagem de rock ‘n’ roll, sedução e traição.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

1920 LONDON (Índia, 2016)


Quando seu marido milionário é possuído por um amuleto misterioso, uma mulher desesperada recorre a um ocultista por quem já foi apaixonada.

OLHOS DE CRIANÇA (童眼, TAIWAN, 2010)


Bangkok, Novembro de 2008. Seis turistas jovens de Hong Kong são presos em Bangkok quando o aeroporto é ocupado por manifestantes que pedem a renúncia do primeiro-ministro: Rainie (Rainie Yang), Lok (Shawn Yue), Ling (Elanne Kwong) e seu irmão Rex (Rex Ho), Ciwi (Ciwi Lam) e seu namorado Hei (Izz Xu). Seu motorista leva para o velho Chung Tai Hotel, gerido pela Chuen (Lam Ka-tung), onde coisas estranhas começam a acontecer logo que eles chegam: Rainie vê um fantasma feminino e Ling uma mão sem corpo. Durante o jantar naquela noite, três homens desaparecem misteriosamente. Sob a liderança de Rainie, as três meninas preparam-se para tentar encontrá-los em passagens subterrâneas do hotel, a ser assombrado pelo fantasma do sexo feminino e um estranho monstro.

sábado, 11 de novembro de 2017

O DIÁRIO DE ANNE FRANK (The Diary of Anne Frank, EUA, 1959)


Direção: George Stevens
Sinopse:
Holanda, 1942. Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NUNCA FUI SANTA (Bus Stop, EUA, 1956)


Sinopse:
Beauregard ‘Bo’ Decker (Don Murray), um jovem cowboy de rodeio, conhece a cantora Cherie (Marilyn Monroe) em Phoenix e fica apaixonado pela bela mulher. Ela tenta fugir para outra cidade, mas ele obriga a jovem a segui-lo em um ônibus para sua casa, em Montana. O cowboy vai fazer de tudo para ficar com Cherie, mas para isso, precisa fazer com que a cantora deixe seu rancho e o homem que pretendia casar.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A LETRA ESCARLATE (The Scarlet Letter, EUA, 1926)


Direção: Victor Sjöström
Sinopse:
Na puritana cidade de Boston, a costureira Hester Prynne é punida por jogar no sábado, mas o pastor Arthur Dimmesdale tem pena dela. Os dois se apaixonam, mas a relação entre eles é proibida: Hester já é casada com Roger Prynne, um médico que está ausente há sete anos. Dimmesdale tem que ir embora para a Inglaterra e, quando ele volta, encontra Hester grávida de seu filho, sendo vítima da censura da cidade. Em uma cerimônia pública humilhante, ela é forçada a vestir a letra escarlate A – designando seu adultério – e usá-lo pelo resto de sua vida. Dimmesdale, então, é obrigado pelos seus superiores eclesiásticos a descobrir de Hester com quem ela pecou.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

COPACABANA (EUA, 1947)


Direção: Alfred E. Green
Sinopse:
O eterno anarquista Groucho Marx contracena com a Pequena Notável Carmen Miranda numa divertida comédia musical sobre o empresário espertalhão que consegue arrumar dois empregos para sua única cliente. Mas, para isso, ela terá que se disfarçar e agir como duas pessoas distintas, pois o emprego é no mesmo night-club.


terça-feira, 7 de novembro de 2017

ELIS (Elis, Brasil, 2016)


Direção: Hugo Prata
Sinopse:
Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

sábado, 4 de novembro de 2017

IT A COISA (IT, EUA, 2017)


TERROR 2017 42 2017 IT: A COISA
Niia Silveira 06/09/2017

Caso raro de uma adaptação que deu certo é, quiçá, o melhor filme de terror do ano

Se você se lembra da minha contagem regressiva para a estreia de It: A Coisa você sabe que eu estava alimentando altas expectativas para o filme. Porém, mesmo sabendo de coração que essa nova versão tinha tudo para dar certo, devido a todos os fatores positivos envolvendo a obra, ainda assim rolava aquele medo do negócio dar errado. Sacomé, gato escaldado tem medo de água fria e, depois de quebrar a cara um sem número de vezes me empolgando com filmes – principalmente baseados na obra de Stephen King – que no final eram bem ruins, era normal uma pontada de desconfiança, mesmo que pequena. Apesar de todo esse otimismo para com a história, essa sensação de desconfiança cresceu de maneira absurda assim que entrei na sala do cinema. Eu já estava pensando na maneira como eu viria, com o rabo entre as pernas, dar as más notícias para os leitores do 101HM e dizer que, mais uma vez, nos empolgamos a toa. Ledo engano. FELIZMENTE, É UM FILMÃO DA P...! Há tantas qualidades aqui que eu nem sei por onde começar a falar, mas juro que tentarei ser o menos fangirl possível, ok? Confesso que foi muito difícil para eu analisar o filme de maneira mais técnica, pois a cada minuto eu tinha um mini ataque cardíaco enquanto assistia, afinal, cês já sabem que A Coisa é meu livro favorito da vida, tanto que eu já o li sete vezes (não me julgue!). No entanto, o filme funciona muito bem até mesmo para quem nunca leu a Bíblia de Stephen King, justamente pela direção certeira de Andrés Muschietti e pelo desenrolar preciso da narrativa. O filme já começa com a emblemática cena em que Georgie (Jackson Robert Scott) recebe de seu irmão mais velho, Bill (Jaeden Lieberher) o famigerado barquinho de papel e sai para as ruas de Derry, no Maine, para brincar nas enxurradas formadas por uma forte chuva. Lá, como já sabemos, ele tem o fatídico encontro com Pennywise, o Palhaço Dançarino (Bill Skarsgård), numa cena bem diferente da apresentada em It – Uma Obra Prima do Medo,com um desfecho bem mais violento... Passado um tempo, Bill ainda não desistiu de encontrar seu irmão desaparecido. Pesquisando com uma planta roubada do escritório de seu pai, ele acredita que o irmão pode ter ido parar no Barrens, uma área verde afastada do centro, onde todos os esgotos da cidade desembocam. Nesse meio tempo, ele reúne seus amigos Richie Tozier (Finn Wolfhard, o Mike de Stranger Things) o desbocado da turma, Eddie Kaspbrak (o excelente Jack Dylan Grazer) frágil e sempre assustado, o meticuloso Stan Uris (Wyatt Oleff), e juntos passam boa parte do tempo no córrego, aproveitando o começo das férias de verão. Também conhecemos Ben Hanscom (Jeremy Ray Taylor) que sofre nas mãos do valentão da escola, Henry Bowers (Nicholas Hamilton) e sua trinca de amigos Belch, Victor e Patrick, que aterrorizam o pobre Ben por ser, além do extrapeso, é o novato na cidade. Junta-se aos garotos a bela Beverly Marsh (Sophia Lillis), que também tem uma vida conturbada, pois além de lidar com o slut-shaming das meninas do colégio, que inventam coisas absurdas sobre sua vida sexual, ainda vive com o pai abusador e agressivo e Mike Hanlon (Chosen Jacobs), um garoto negro e humilde que vive numa fazenda com seu avô, e aí está formado o Clube dos Otários. Juntos, começam a perceber que há algo muito estranho na cidade, pois, além de Georgie, uma série de crianças e jovens estão desaparecendo sem deixar vestígios. Ben, estudioso como ele só, fez uma mega pesquisa sobre a cidade de Derry, e descobre que há alguns eventos violentos na cidade, que acontecem esporadicamente (a cada vinte e sete anos), e que sempre envolvem acidentes, chacinas e muitas mortes. Decidem, então, investigar essa entidade misteriosa que parece morar nos esgotos subterrâneos da cidade, e que está ceifando a vida de muitas crianças, o que culminará num embate entre o Clube dos Perdedores e a Coisa.
Os atores do núcleo infantil do filme são excelentes, e conseguem transmitir exatamente a sintonia que o Clube dos Otários tem no livro de King. Além de entrosados, eles dão um show de interpretação. Por falar em interpretação, quem surpreende positivamente é Skarsgård, que está assustador no papel do temido palhaço. Claro que sempre vai rolar uma comparação com Tim Curry, que interpretou o Pennywise na primeira adaptação, mas pra mim esse novo palhaço vai realmente assombrar a mente dos coulrofóbicos de plantão. Mesmo gostando muito do resultado final, também consigo enxergar alguns pontos negativos na película, como por exemplo, as discrepâncias em relação ao livro e uma certa quantidade de liberdades poéticas. O trio de roteiristas responsáveis pela adaptação, Chase Palmer, Cary Fukunaga e Gary Dauberman, também optou por modificar a cronologia da história: ao contrário do livro, que se passa no verão de 58, aqui a infância dos Otários se passa em 1989, então se prepare para mais um filme com um clima de total throwbacks, puramente oitentista, cheio de referências da cultura pop da época, como posters de filmes, camisetas, letreiros de cinema dos filmes da época, além da excelente trilha sonora, que vai de The Cult a New Kids On The Block. Apesar do clima divertido e dos alívios cômicos, não desaponta no quesito horror. Com quase nenhum jumpscare, fato raro no cinema comercial do gênero na atualidade, o lado assustador do filme é calcado nas cenas gráficas a construção de atmosfera, onde você fica realmente tenso com o que se vê nas telas. A conclusão do filme, num primeiro momento, foi um pouco decepcionante para mim, mas, depois analisando com calma, pude notar que foi muito condizente com o filme, mais pé no chão, ao contrário do final da primeira adaptação, que é um banho de água fria que destoa de todo o resto. De um modo geral, acredito que o filme vá agradar tantos os fãs do escritor ganhador dos Troféus Golden, quanto quem gosta de um bom filme de terror num geral. Aliás, até mesmo quem nunca ouviu falar de King (o que acho imperdoável, mas sei que acontece…) talvez fique interessado no trabalho do autor, pois o burburinho que tem causado é enorme, com livrarias fazendo eventos temáticos, uma pesada campanha de marketing da Warner e até mesmo virando pegadinha do Silvio Santos. Pra nossa sorte, o estardalhaço é proporcional à qualidade do filme. Caso raro de uma adaptação que deu certo, entrando inclusive no ranking das melhores versões de uma obra do escritor para as telonas, It: A Coisa é, quiçá, o melhor filme de 2017. Saí do cinema com uma enorme sensação de satisfação, e já planejo ver novamente, pois se até o próprio King, que é bem crítico com as adaptações (vide a birra que ele tem com O Iluminado de Kubrick) já viu mais de uma vez, é porque realmente vale a pena. Agora, só me resta flutuar enquanto espero ansiosamente pela segunda parte, prevista para estrear em 2019. Provavelmente, você flutue também…
5 balões flutuantes para It: A Coisa
Fonte: http://101horrormovies.com.br/review-2017-42-it-a-coisa/

500 1969 SEM DESTINO (Easy Rder, EUA)


499 1969 O CONFORMISTA (Il Conformista)




498 1969 Z


497 1969 SATIYRICON


496 1969 PERDIDOS NA NOITE (Midnight Cowboy, EUA)


495 1969 BUTCH CASSIDY (Butch Cassidy And The Sundance Kid, EUA)



MALASARTES E O DUELO COM A MORTE (BRASIL, 2017)


sexta-feira, 3 de novembro de 2017

SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE (A Monster Calls, EUA, ESPANHA, INGLATERRA, 2016)


Direção: J. A. Bayona
Sinopse:
Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre um um câncer em fase terminal, a avó é uma megera e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O CANGACEIRO (BRASIL, 1953)


Direção: Lima Barreto
Sinopse:
O cangaceiro Galdino e seu bando semeiam o terror pela caatinga nordestina. Com a intenção de pedir um alto resgate, Galdino rapta a professora Olívia, durante um assalto do grupo a um pequeno lugarejo. Teodoro, lugar-tenente do capitão Galdino, apaixona-se por Olívia, sendo prontamente correspondido. Impulsionado por seu amor, ele resolve libertar Olívia. Ajudado por um cangaceiro do grupo, Teodoro põe em ação seu plano de fuga. Furioso com a traição do seu camarada, Galdino tortura até a morte o cangaceiro cúmplice da fuga e coloca todo o grupo na caça aos fugitivos. Enquanto desfrutam da liberdade, Teodoro e Olívia são descobertos por um cangaceiro enviado por Galdino. Teodoro compreende que o bando deve estar pelas vizinhanças e convida Olívia a seguir sozinha o caminho que a levará de volta à vila onde mora. Realizado em 1953, “O Cangaceiro” foi um dos maiores sucessos do cinema brasileiro de todos os tempos. Escrito e dirigido por Lima Barreto, com diálogos criados por Rachel de Queiroz, “O Cangaceiro” foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo. Considerado até hoje o melhor filme produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz.