TERROR 2018 13 THE LODGERS
Terror
sobrenatural gótico direto da Irlanda, com todo aquele aparato básico do gênero
Histórias de
fantasmas com pegada gótica vitoriana. Definitivamente essa premissa é um
terreno fértil para o cinema de terror. E foi exatamente utilizando essa
pegada, que o diretor e roteirista Brian O’Malley, o mesmo do
ótimo Aprisionados, retorna ao gênero com The Lodgers. A produção
irlandesa aposta em todo o aparato e misé-en-scene desse tipo de
história para causar a atmosfera do medo sobrenatural: uma gigantesca e
decadente casa mal-assombrada, metida no meio de uma floresta lúgubre cheia de
árvores retorcidas e um lago pantanoso em um vilarejo abandonado na Irlanda
rural da década de 20, habitada por um casal de jovens irmãos gêmeos que são
vítimas de uma antiga maldição. Pano de fundo para toda a construção do clima
tétrico que permeia a vida dos irmãos Rachel (Charlotte Vega) e Edward (Bill
Milner), que acabam de completar 18 anos, vivendo sozinhos após o aparente
suicídio dos pais, tendo de conviver sob os mandamentos de três estritas
regras, que mantém afastada uma presença maligna que assedia a família há
gerações: 1) estar na cama à meia-noite/ 2) não permitir a entrada de
estranhos; 3) nunca abandonar o local, mantendo-se sempre juntos, correndo o
risco de colocar a vida do outro em perigo. A fita já começa com Rachel
adormecendo a beira do lago, perdendo a noção de tempo e voltando correndo para
casa, violando a “regra da meia-noite”, exatamente na noite anterior em que
ambos completam a maioridade. Daí pra frente, veremos, pouco a pouco, o casal
de irmãos, principalmente Edward, sendo afetado e possuído cada vez mais pela
influência da força funesta que reside no local, mantida presa em um porão
inundado da mansão caindo aos pedaços. Isso enquanto as economias da família
definham, sendo pressionados por Bermingham, um advogado da Inglaterra, vivido
por David Bradley – mais conhecido por ser um dos Doutores de Doctor Who,
o Walder Frey de GoT e Abraham Setrakian de The Strain –
para vender a propriedade e sanar as dívidas, e Rachel se apaixonar por Sean
(Eugene Simon), que acabara de voltar para o vilarejo após lutar na Primeira
Guerra pela Inglaterra e perder uma perna, sendo considerado traidor pelos
demais locais. Aos poucos, O’Malley se vale de todos os recursos possíveis do
feijão com arroz desse tipo de filme, mantendo uma crescente de suspense, as
aparições das “criaturas” e tentando trabalhar a dualidade da relação entre os
irmãos – o crescimento do comportamento psicótico de Edward, principalmente em
realizar o que ele chama de “consumação” com Rachel, seguindo as tradições
familiares feitas por todos os ascendentes – também irmãos gêmeos, detalhes – e
o desejo da menina em se livrar daquele local e todo o terror e angústia que
ele proporciona. Calcado no horror sobrenatural psicológico, em nenhum
momento The Lodgers faz o serviço sujo de ser extremamente didático e
pegar na mão do espectador para lhe explicar tudo detalhadamente, deixando
muito na especulação e na imaginação do público, sem se preocupar em esmiuçar
quem são aquelas presenças fantasmagóricas sinistras e como, ou por quê, tudo
começou, deixando simplesmente na conta do fantástico e da suspensão da
descrença. Além de se aproveitar de um quê de J-Horror para ilustrar
os espíritos saindo da água e abusando do CGI. O’Malley acerta em manter muitas
perguntas sem respostas, escalar muito bem a atmosfera gótica e seu dramas
humanos e de relacionamento como pano de fundo, excelente fotografia sóbria e
trilha sonora, e ainda por cima nos entrega uma das mais belíssimas cenas do
cinema de terror vistas recentemente, quando finalmente somos transportados
para o interior daquele porão que vemos transbordando água desde o começo do
filme. The Lodgers não inventa moda, é um entretenimento sobrenatural
honesto, muito bem ambientado e desenvolvido, que se atém a fórmula de um
típico filme de fantasma made UK, nas mãos de um nome para bem se ficar de
olho.
3 pássaros pretos
para The Lodgers
FONTE:
http://101horrormovies.com.br/review-2018-13-the-lodgers/
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