sexta-feira, 25 de abril de 2014

186 1946 PAIXÃO DE FORTES (MY DARLING CLEMENTINE, EUA)


Direção: John Ford
Produção: Samuel C. Engel, Darryl F.Zanuck
Fotografia: Joseph MacDonald
Roteiro: Samuel G Engel, Sam Hellman
Música: Cyril J. Mockridge
Elenco:
Henry Fonda ……… Wyatt Earp
Linda Darnell ………Chihuahua
Victor Mature ………Dr. John ‘Doc’ Holliday
Walter Brennan …... Clanton
Tim Holt …………..  Tim Holt
Ward Bond …………Morgan Earp
Ainda: Cathy Downs, Alan Mowbray, John Ireland, Roy Roberts, Jane Harwell, Grant Withers, J. Farrell Macdonald, Russell Simpson

Embora Sem lei, sem alma, A hora da pistola. Massacre de pistoleiros, Tombstone A justiça está chegando e Wyatt Earp sejam todos mais "historicamente precisos" (seja qual for o valor disso), a versão romântica e em ritmo de balada de John Ford dessa velha história continua sendo o filme sobre Wyatt Earp, Doc Holliday e o OK Corral. Wyatt (Henry Fonda), um pacífico criador de gado, chega à cidade infernal de Tombstone e recusa o emprego de xerife, embora seja o único homem que ousa intervir para acabar com a confusão armada por um índio bêbado. Quando ladrões de gado assassinam um de seus irmãos, ele trava uma conversa fordiana com a lápide do jovem antes de assumir sua responsabilidade e colocar o distintivo. Ao limpar a cidade, Earp torna a comunidade segura para os cidadãos que gostam de ir à igreja e dançar quadrilha e que vinham se escondendo nas sombras durante o domínio do cruel Old Man Clanton (Walter Brennan) e seu bando de filhos assassinos. Contudo, apesar de todo o esplendor do Monument Valley (um cenário típico, acrescido de um cacto pitoresco) e da integridade moral rígida de Fonda, há um porém na cruzada vencida apenas à custa da vida de Doc Holliday (Victor Mature), um fora-da-lei nobre que foi despachado a tiros e pela tuberculose juntamente com os maus elementos. Esse tema sombrio retornaria mais tarde em O homem que matou o facínora (1962), a revisão desiludida de Ford desse subgênero do faroeste em que um homem coloca ordem na cidade. Mature tem fama de ser inexpressivo, porém sua Interpretação aqui como o cirurgião-pistoleiro tuberculoso é comovente e tem um quê de espirituosidade amarga. O herói de Fonda empertiga-se lentamente, erguendo-se com uma graça de inseto em uma cena de dança comunitária (uma das marcas registradas de Ford) e sendo retratado de forma memorável em perfeito equilíbrio na varanda, com a cadeira apoiada em duas pernas e uma das botas contra um pilar. Como sempre no Velho Oeste de Ford, as emoções do elaborado tiroteio do último rolo são estimuladas por elementos cômicos, como o bêbado shakespeariano que precisa ser arrastado por Doc no meio de seu "Ser ou não ser" e as complicações românticas com a radiante Chihuaha (Linda Darnell) e a professora primária Clementine (Cathy Downs). Porém, no fim das contas, o filme é ditado tanto por sua melancolia ou pela beleza arrebatadora das paisagens quanto por seu caráter de animada matinê de sábado de banguebangue. KN
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 186)

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