DIREÇÃO
: David Butler
ELENCO
Kay Kyser Kay
Kyser
Peter Lorre Prof.
Karl Fenninger
Boris Karloff Juiz
Spencer Mainwaring
Bela Lugosi Príncipe
Saliano
Helen Parrish Janis Bellacrest
Dennis O'Keefe Chuck Deems
Alma
Kruger Tia Margo Bellacrest
Joseph Eggenton Jurgen, o mordomo
Kay Kyser Band eles mesmos
Ginny Simms Ginny Simms
Harry Babbitt Harry Babbitt
M.A. Bogue Ish Kabibble
Sully
Mason Sully Mason
SINOPSE
A
doce Janis Bellacrest contrata o KOLLEGE OF MUSICAL KNOWLEDGE para tocar
em seu aniversário de 21 anos no castelo do falecido pai. Kay Kyser e toda
a sua trupe, que incluem, Ish Kabibble, Sully Mason, Harry Babbit e a bela
Ginny Simms chegam à estranha mansão cercada de peças exóticas que o
falecido pai de Jane colecionava pelos confins do mundo, até ser
esquartejado por uma tribo indígena que o acusou de profanar seu templo. Mas
a irmã do falecido, a tia Margo, acredita poder falar com os mortos e
contrata o médium Príncipe Saliano (BELA LUGOSI), para poder
conduzir sessões espíritas com a ajuda de seu advogado e amigo da família,
o juiz Spencer Mainwaring (BORIS KARLOFF). Porem Janis não acredita no tal
médium e convida o pf. Karl Fenninger (PETER LORRE)para desmascará-lo. Mas
estranhos acidentes fazem com que a jovem filha do milionário acredite que
alguem esteja querendo assassiná-la por algum motivo desconhecido.
COMENTÁRIOS
POR CARTWRIGTH
POR CARTWRIGTH
RECOMENDO
AOS AMIGOS DO SPACE MONSTER QUE LEIAM ESTES COMENTÁRIOS, ANTES OU DEPOIS DE
ASSISTIREM AO FILME, PARA QUE CONSIGAM ENTENDER ALGUMAS PASSAGENS CÔMICAS.
Segundo
dos sete filmes que a banda de KAY KYSER fez para o cinema, depois do
enorme sucesso de seu programa de rádio Kay Kyser's Kollege of Musical
Knowledge, quando estreou na MUTUAL em 33 e atingiu o maior índice de
audiência a partir de 38, ao se transferir em caráter nacional para a NBC.
Chegou a ser registrado cerca de 20 milhões de aparelhos ligados o que foi
uma marca imbatível, considerando o ano e população vigente. Kay Kyser foi um
inovador, sempre adicionando recursos eletrônicos como o SONOVOX, que o
cantor HARRY BABBIT usava e causava um enorme encanto no público.
Após
KAY, esse recurso eletrônico passou a fazer parte de muitos projetos de
cinema, animação e discos. DISNEY usou o aparelho para fazer a voz
do trenzinho no longa DUMBO e em "The Reluctant Dragon". Um dos
projetos mais mais conhecido da criançada em 47 foi WHIZZER THE TALKING
AIRPLANE, que também usava os recursos do SONOVOX. Mas Kay seria sempre
lembrado como o pioneiro na adição de eletrônica na música popular do
país. Kay também criava gags e cenas cômicas com sua orquestra, que
pegavam o público de surpresa. Sua característica principal no programa de
rádio eram as famosas sabatinas em que convidados respondiam perguntas e
se não soubessem ele gritava: STUDENTS! para a platéia que respondia. Isso
está bem mostrado no inicio de YOU'LL FIND OUT, que pra mim é o melhor dos
sete longas da banda. Além do que, reuniu um trio da pesada em termos de
terror clássico, que foram BORIS KARLOFF, BELA LUGOSI e PETER LORRE. Foi a
única vez que os três participaram num mesmo filme, mais pelo fato de que
PETER LORRE e BELA LUGOSI, apesar de conterrâneos originais da HUNGRIA,
nunca haviam atuado juntos e não voltariam mais a fazê-lo. Mas o filme tem
várias insinuações entre eles, de gozação, como quando BELA menciona sobre
o INVISIBLE RAY, um filme que ele e KARLOFF atuaram. O filme tem gags terríveis
(que seriam de pouca compreensão no Brasil) como quando KAY fala em BING
CROSBY, que tinha na verdade 4 filhos e havia um um filme no mesmo ano de
YOU'LL FIND OUT, chamado My Son, My Son dirigido por CHARLES VIDOR. Assim
KAY diz que CROSBY faria um filme chamado MY SON, MY SON, MY SON, MY SON. Há
outras referências, como THE SPIRIT OF '76, um famoso quadro de Archibald Willard,
conhecido como YANKEE DOODLE, pintado em 1875, quando uma das amigas da
Janis, menciona não querer ver espíritos. É mencionado a rede de lojas HOBBY
LOBBY fundada em Oklahoma City, quando KAY entra no quarto do falecido,
repleto de estátuas bizarras e toda a sorte de peças exóticas indígenas.
Depois pergunta se quem decorou o quarto foi Robert LeRoy Ripley, criador
das tiras ACREDITE SE QUISER. Tem algumas piadas e trocadilhos que seriam
impossíveis de se fazer uma tradução pé-da-letra, por isso eu fiz algumas
adaptações para torná-las mais cômicas em nossa língua. KAY KYSER foi um
ídolo máximo para os americanos, sua vida foi exemplo para muitas gerações e ao
abandonar a carreira e a banda em 1950, voltou para sua terra natal,
em CHAPEL HILL na CAROLINA DO NORTE e lá começou uma campanha para a
melhoria do atendimento de saúde, considerado um dos piores dos ESTADOS
UNIDOS. Com suas campanhas, em que até incluiu uma gravação com FRANK
SINATRA e DINAH SHORE chamada "It's All Up To You", tornou a
sua cidade Número Um em qualidade de saúde pública. Sua atuação deu
grande resultado e a CAROLINA DO NORTE passou a ser um dos mais
importantes centros médicos do país. KAY teve um tórrido romance com a
cantora GINNY SIMMS, mas em 43, ela deixou a orquestra para se dedicar à
carreira solo, quando então em seu lugar surgiu GEORGIA CARROLL, que ele
conheceu durante suas apresentações para os soldados durante a 2ª Guerra,
em 44, quando ela tinha apenas 17 anos e era uma modelo que aparecia nas
capas das principais revistas como VOGUE. Logo ela assumiria o lugar de
GINNY e então se casaram, vivendo com KAY até a morte dele em 85. Seu memorial
é um dos lugares mais visitados e homenageados de CHAPEL HILL, quando após
sua retirada, passou a atuar como um grande arrecadador de fundos para
diversos projetos do estado da CAROLINA DO NORTE, entre os quais, a North
Carolina Symphony, North Carolina Safe Driving Program e também para a
Playmaker's Theater, sendo tido como o responsável pelo erguimento
desses projetos. Ele passou os anos finais de sua vida, ao lado de GEORGIA
CARROL em sua casa simples, que ele havia herdado dos pais em CHAPEL HILL,
o qual reformou pois ela quase foi demolida pela cidade, que havia
condenado o imóvel. KAY lançou um grande número de discos que em um deles
continha a música indicada ao OSCAR neste filme, "I'd Know You
Anywhere", maravilhosamente interpretada por GINNY SIMMS e que foi
usado na série PERDIDOS NO ESPAÇO, como tema para PENNY (interpretado pela
minha amada priminha ANGELA CARTWRIGHT). GINNY foi considerada uma das mais
belas vozes do país(e de rosto também) e quando rompeu seu romance com
KAY, saindo da banda, participou de um filme da dupla ABBOTT e COSTELLO,
"Hit the Ice" em 43 e continuou brilhando até que o chefão da
MGM, LOUIS B. MAYER a pediu em casamento, o que ela recusou, tendo desde
então, dificuldades em seguir carreira, vendo sempre as portas se fechando
para ela. Mas além do excelente HARRY BABBIT, SULLY MASON( que foi o
co-fundador da orquestra de KAY KYSER )e de tantos instrumentistas de
talento, o maior destaque a banda fica por conta do engraçadíssimo, MERWIN
BOGUE, exímio trumpetista, que adotou o nome de ISH KABIBBLE, uma
denominação iídiche(a língua falada
pelos judeus) que significa: "Quem, eu me preocupar?". O sucesso
de ISH foi tão grande que até a revista Mad, criou seu
personagem principal, ALFRED E NEWMAN, usurpando a idéia original de
MERWIN. ISH e seu cabelo franjinha, foi um símbolo marcante durante o
período de grande sucesso da KAY KYSER'S KOLLEGE OF MUSICAL KNOWLEDGE,
sendo que apesar de seu personagem gaiato, ISH era o empresário da banda
até ela terminar e foi um dos maiores amigos pessoais de KAY, que o
considerava um gênio intelectual e sério homem de negócios. Para o filme
YOU'LL FIND OUT, os efeitos especiais, poucos mas aplicados com
eficiência, ficaram a cargo do mestre VERNON L WALKER, que entre tantos
trabalhos, foi o diretor de fotografia de KING KONG de 1933, além de
outros dos filmes da KAY KYSER'S KOLLEGE OF MUSICAL KNOWLEDGE. Mas acreditem
que apesar dos hits de KAY KYSER terem atingindo uma média de 11 canções
em primeiro lugar nas paradas americanas, durante os anos 40, o que era um
feito raro, só ultrapassado recentemente por MADONNA com 12 hits e por
MICHAEL JACKSON com 13 hits, um dos seu maiores êxitos, foi quando
interpretou pela primeira vez, "The Woody Woodpecker Song" em
48, ficando no topo absoluto de vendas e foi indicado ao OSCAR de melhor
canção. A canção foi feita para o cartoon, WET BLANKET POLICY de
48, interpretada por GLORIA WOOD com o riso feito por HARRY BABBIT. O
sucesso foi tão grande para o personagem criado por BUGS HARDAWAY, que o
produtor WALTER LANTZ, a partir desse cartoon, passou a usar a canção como
tema do pássaro biruta.
a canção THE WOODY WOODPECKER SONG, um dos maiores sucessos de venda de KAY KYSER.
Eis
a letra completa da composição de GEORGE TIBBLES e RAMEY IDRISS:
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
Oh,
that's the Woody Woodpecker song
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
Yeah,
he's a-peckin' it all day long
He
pecks a few holes in a tree to see
If
a redwood's really red
And
it's nothing to him, on the tiniest whim
To
peck a few holes in your head
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
Oh,
that's the Woody Woodpecker's tune
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
Makes
the other woodpeckers swoon
Though
it doesn't make sense to the dull and the dense
And
the lady woodpeckers long for
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
That's
the Woody Woodpecker song
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
Woody
Woodpecker's serenade
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
On
the woodpecker hit parade
Though
he can't sing a note, there's a frog in his throat
All
his top notes come out blurred
He's
the ladies' first choice, with a laugh in his voice
He
gives all his rivals the bird
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
He'll
be settlin' down some day
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
He'll
be hearin' the preacher say
For
the rest of your life, you'll be woody and wife
And
the choir will sing along with
Ho-ho-ho
ho ho, ho-ho-ho ho ho
The
Woody Woodpecker song
Nenhum comentário:
Postar um comentário