sexta-feira, 16 de junho de 2017

X MEN (EUA, 2000)


X-Men (2000)

Em 1994, a 20th Century Fox e o produtor Prawan Singh comprou os direitos de um filme para os X-Men, na época em que o canal Fox Broadcasting Company passava uma série animada dos personagens. Andrew Kevin Walker foi contratado para escrever o roteiro, e James Cameron mostrou interesse em dirigir. Eventualmente, Bryan Singer assinou contrato para dirigir em julho de 1996. Apesar de não ser um fã dos quadrinhos, Singer era fascinado pelas analogias de preconceito e discriminação oferecidas por ele. John Logan, Joss Whedon, Ed Solomon, Christopher McQuarrie e David Hayter escreveu o roteiro, com Hayter recebendo o único crédito. As filmagens ocorreram a partir de 22 de setembro de 1999 a 03 de março de 2000, em Toronto.
O filme segue os mutantes Wolverine (Hugh Jackman) e Vampira (Anna Paquin) enquanto estes descobrem sobre o conflito entre os X-Men do Professor Xavier (Patrick Stewart), uma equipe heroica de pessoas super poderosas, que lutam pela convivência pacífica entre humanos e mutantes e a Irmandade de Mutantes, liderada por Magneto (Ian McKellen), que vê os humanos como seres inferiores e visa apenas subjuga-los para provar a superioridade dos humanos com poderes. Dando vida aos personagens dos quadrinhos mais famosos do mundo estão a ganhadora do Óscar Halle Berry como Tempestade, James Marsden como Ciclope, Famke Janssen como Jean Grey, Shawn Ashmore como Homem de Gelo, Rebecca Romijn como Mística, Tyler Mane como Dentes de Sabre, e Ray Park como Groxo.
Esta adaptação cinematográfica se tornou um marco na história do gênero de filmes baseados em histórias em quadrinhos, tendo uma ótima recepção tanto pelos críticos quanto pelos seus fãs, X-Men - O Filme fez ressurgir gloriosamente as obras de cinema criadas a partir de tramas das HQs ao redor do mundo.

 

X2 (2003)

A Fox contratou David Hayter e Zak Penn para escrever seus próprios roteiros para a continuação que Singer iria dirigir, com o objetivo de lançar o filme em dezembro de 2002. A história foi inspirada na revista X-Men: Deus Ama, O Homem Mata, de Chris Claremont. Michael Dougherty e Dan Harris foram contratados para reescrever o roteiro em fevereiro de 2002, escrito em torno de 26 correntes de rascunhos e 150 no set. A produção começou em 17 de junho de 2002, em Vancouver e envolto em novembro, com o lançamento mudado para 1 de maio de 2003.
No filme, o coronel William Stryker, militar responsável pelo programa Arma X, que pôs o metal Adamantium no esqueleto de Wolverine, opera lavagens cerebrais em mutantes, como em Noturno, para que este ataque o presidente dos Estados Unidos, e no aprisionado Magneto para questioná-lo sobre a localidade da máquina capaz de localizar mutantes Cérebro. Stryker então invade a Mansão X e sequestra Xavier, forçando os X-Men a se juntarem com a Irmandade para tentar impedir o genocídio de mutantes planejado por Stryker. Agora os antigos adversários devem lutar juntos para salvar aqueles que os temem e odeiam.
No elenco vemos novamente Hugh Jackman, Halle Berry, Patrick Stewart, Ian McKellen, Famke Janssen, James Marsden, Rebecca Romijn, Shawn Ashmore e Anna Paquin interpretando os personagens principais da franquia, e novos mutantes são apresentados como Noturno (Alan Cumming), Pyro (Aaron Stanford), Lady Letal (Kelly Hu), Colossus (Daniel Cudmore) e Mestre Mental (Michael Reid McKay), também se junta à equipe Brian Cox como o Coronel William Stryker.

 

X-Men: O Confronto Final (2006)

Sem tempo para trabalhar a adaptação da Fênix Negra que desejava, Bryan Singer aceitou o convite da Warner Bros. para dirigir Superman Returns. Os roteiristas Zak Penn e Simon Kinberg então escreveram um roteiro inspirado igualmente na Fênix Negra e a saga Superdotados, de Joss Whedon. Inicialmente o diretor seria Matthew Vaughn, que desistiu por problemas de calendário e foi substituído por Brett Ratner. Filmagens transcorreram entre Agosto de 2005 e Janeiro de 2006, primariamente em Vancouver. No filme, cientistas da empresa Worthington fabricam, a partir do sangue de uma criança mutante, Sanguessuga, uma "cura" para o gene x, que tira temporariamente os poderes de mutantes, fazendo-os humanos comuns novamente. Isso causa uma divisão de opiniões na comunidade mutante e leva Magneto a declarar guerra definitiva aos humanos, e convocar para sua frente Jean Grey, que foi ressuscitada após ser possuída pela sua segunda personalidade, a Fênix, uma entidade cruel e instintiva cujos poderes ilimitados estão em nível ômega. Para defender, mais uma vez, os humanos, os X-Men, enquanto tentam encontrar um jeito de deter a força da Fênix Negra, batalham contra a Irmandade uma última vez.
Encerrando a trilogia inicial dos filmes de X-Men, junto com o elenco original das duas adaptações anteriores, nos são apresentados alguns novos mutantes, entre eles encontramos, Anjo (Ben Foster), Fera (Kelsey Grammer), Kitty Pride (Ellen Page), Callisto (Dania Ramírez), Sanguessuga (Cameron Bright), Fanático (Vinnie Jones) e Homem Múltiplo (Eric Dane). O filme também conta com a participação especial da atriz Olivia Williams interpretando a Drª Moira McTaggert.

 

X-Men Origins: Wolverine (2009)

X-Men Origens: Wolverine foi dirigido por Gavin Hood e apresenta novamente Jackman como Wolverine. O filme é uma prequência e um spin-off, focando o personagem e seu tempo com o Arma X, antes e depois de seu esqueleto ser colado com o metal indestrutível adamantium. O filme revela Victor Creed/Dentes de Sabre (Liev Schreiber) como o seu meio-irmão. David Benioff começou a escrever o filme em outubro de 2004, e ao contrário dos outros filmes, foi filmado na Austrália e Nova Zelândia. O filme também introduz Gambit (Taylor Kitsch) e Deadpool (Ryan Reynolds) para a série.

 

X-Men: First Class (2011)

Durante a produção de X2, Lauren Shuler Donner sugeriu uma produção sobre os jovens X-Men, e anos depois Simon Kinberg sugeriu adaptar a série X-Men: Primeira Classe (2006), de Jeff Parker.[14] Bryan Singer assinou com o projeto,[15] mas teve de abandonar seus planos de dirigir para apenas produzir. Foi substituído por Matthew Vaughn, que escreveu o roteiro final com sua parceira Jane Goldman É estrelado por James McAvoy como o jovem Charles Xavier, Michael Fassbender como Erik Lehnsherr, que se torna Magneto, e Jennifer Lawrence como Raven Darkholme, a Mística. Os vilões do filme são o Clube do Inferno, com Kevin Bacon como Sebastian Shaw, e January Jones como Emma Frost. As filmagens de X-Men: First Class começaram em setembro de 2010 em Londres.
O filme é uma pré-sequência mostrando como Xavier e Erik se conheceram durante a Crise dos mísseis de Cuba na década de 1960, ano de 1962, conflito iniciado por Sebastian Shaw na intenção de causar a Terceira Guerra Mundial, abrindo espaço para os mutantes dominarem a civilização destruída. O filme também mostra a suposta formação original de alunos do Instituto Xavier para Estudos Avançados, também conhecido como Instituto Xavier, entre eles estão Lucas Till como Destrutor, Caleb Landry Jones como Banshee, Edi Gathegi como Darwin, e as versões jovens de Fera, vivido por Nicholas Hoult e de Moira McTaggert, vivida por Rose Byrne. X-men Primeira Classe foi lançado no verão de 2011, com críticas positivas.

 

The Wolverine (2013)

Após o bem-sucedido final da semana da estreia de Wolverine, os produtores aprovaram a produção da sequência. A história de The Wolverine se passa no Japão, com inspiração na saga japonesa de Wolverine escrita por Frank Miller e Chris Claremont. Na cronologia, os eventos são depois de The Last Stand, com Jean Grey morta e os X-Men em sua maioria separados. Logan está isolado no Canadá assombrado por ter causado a morte de Jean, mas decide ir para o Japão quando um empresário que havia salvo na Segunda Guerra Mundial pede para ver o mutante mais uma vez. Christopher McQuarrie é o responsável pelo roteiro, que o diretor original Darren Aronofsky descreveu como um "filme solitário" ao invés de uma sequência. Em Março de 2011, Arranofsky abandonou a produção, com o diretor substituto James Mangold sendo anunciado em Junho. As filmagens começam em Agosto de 2012, após Jackman terminar seu trabalho em uma adaptação de Les Misérables, para ser lançado em Agosto de 2013. Locações primárias serão na Austrália, e Mark Bomback reescreveu o roteiro de McQuarrie.

 

X-Men: Days of Future Past (2014)

Sinopse: No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Wolverine (Hugh Jackman), Homem de Gelo (Shawn Ashmore), Colossus (Daniel Cudmore), Vampira (Anna Paquin, cuja participação foi cortada da versão nos cinemas), Blink (Fan Bingbing), Apache (BooBoo Stewart), Mancha Solar (Adan Canto), Bishop (Omar Sy) e Kitty Pride (Ellen Page), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1973. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade.
A Fox planeja que Primeira Classe seja o primeiro de uma trilogia. Bryan Singer e Matthew Vaughn voltam a produzir e dirigir, e o produtor Simon Kinberg assume o roteiro. Singer e Vaughn tem ideias que manteriam a série nos anos 60, relacionando com outros fatos históricos. As filmagens iniciam-se em 15 de abril de 2013, após Jennifer Lawrence terminar de filmar Em Chamas, a continuação de The Hunger Games.[38] A data de estreia é 23 de maio de 2014. Vaughn largou o filme por problemas de cronograma e Singer assumiu a direção. O filme será uma adaptação da série Dias de um Futuro Esquecido, com o retorno de atores da trilogia original como Ian McKellen, Patrick Stewart, Halle Berry, Hugh Jackman, Shawn Ashmore, Daniel Cudmore, James Marsden, Famke Janssen, Kelsey Grammer, Anna Paquin e Ellen Page. Na história, após o surgimento de robôs caçadores de mutantes chamados Sentinelas, a consciência de Wolverine é enviada ao passado por Xavier e Magneto para que este procure a versão jovem da dupla na década de 1970, tentando prevenir a existência do perigoso futuro que aguarda os mutantes, onde são discriminadamente caçados e mortos, e para isso, terá convencer um Xavier do passado que havia perdido a fé na causa pela qual lutava e em si mesmo.

 

Deadpool (2016)

Em 2009, pouco após o lançamento de X-Men Origins: Wolverine, Lauren Shuler Donner anunciou uma spin-off com Deadpool, novamente com o ator Ryan Reynolds. O texto será dos roteiristas de Zombieland, e a direção do especialista em efeitos especiais Tim Miller. Deadpool foi filmado em Vancouver em 2015, e lançado em fevereiro de 2016.
O filme tem uma verve cômica, mais fiel aos quadrinhos, ignorando a "Arma XI" vista em Wolverine: Deadpool frequentemente faz piadas, conversa com a plateia e exercita a metalinguagem. A história conta a origem de Deadpool, um mercenário sarcástico que decide entrar em um experimento para curar um câncer terminal. O cientista sádico Francis "Ajax" (Ed Skrein) faz Wilson despertar uma mutação inerente, que lhe dá um fator de cura mas o desfigura, fazendo o mercenário desejar vingança. No percurso Deadpool é abordado por dois X-Men, Colossus (Andre Tricoteux) e sua aprendiz Míssil Atômico Adolescente (Brianna Hildebrand).

 

X-Men: Apocalipse (2016)

Bryan Singer anunciou uma continuação de X-Men - Dias de um Futuro Esquecido para 2016, intitulada X-Men: Apocalipse. Singer voltará a dirigir, e escreverá com a ajuda de Simon Kinberg e seus colaboradores em X2, Dan Harris e Michael Dougherty. As Filmagens começarão a ser rodadas em abril de 2015 em Montreal, no Canadá a produção retornará ao mesmo local das filmagens de X-Men: Days of Future Past (X-Men - Dias de um Futuro Esquecido), X-Men - Apocalypse terá roteiro de Bryan Singer e Simon Kinberg (de Dias de Um Futuro Esquecido) e Dan Harris e Michael Dougherty (dupla de X-Men 2 e Superman: O Retorno).

Segundo Singer, o filme, que se passará na década de 1980, ano de 1983, mostrará a nova origem dos mutantes reunidos por Charles Xavier que enquanto aprendem a controlar os dons com os quais nasceram, terão de enfrentar uma ameaça nunca antes experimentada pela humanidade. A trama incluirá as versões jovens de alguns dos principais X-Men como Jean Grey (Sophie Turner), Tempestade (Alexandra Shipp), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit-McPhee), bem como uma nova versão dos mutantes que já apareceram nos filmes anteriores Anjo (Ben Hardy) e Jubileu (Lana Condor), e mutantes novos como Psylocke (Olivia Munn) e o vilão, cujo nome dá título ao filme, Apocalipse (Oscar Isaac). Retornando para seus respectivos papéis estão Xavier (James McAvoy), Magneto (Michael Fassbender), Mística (Jennifer Lawrence), Mercúrio (Evan Peters), Fera (Nicholas Hoult), Destrutor (Lucas Till) e Moira MacTargget (Rose Byrne). Será rodado no mesmo set do filme anterior, X-Men - Dias de um Futuro Esquecido.

 

Logan (2017)

Em novembro de 2013, a 20th Century Fox tinha começado as negociações para um terceiro filme solo de Wolverine, novamente dirigido por James Mangold. Os roteiristas contratados foram David James Kelly, em 2014, e Michael Green, em 2015. O filme, batizado como Logan terá a última participação de Hugh Jackman como Wolverine, e conta também com Patrick Stewart como Professor X. Na história, inspirada na série "Velho Logan", em um futuro onde todos os outros X-Men foram mortos, Logan e Xavier tentam proteger Laura Kinney, filha do Wolverine, de agentes que querem matá-la. Filmado no Novo México em 2016, Logan foi lançado no dia 03 de março de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário