Direção: D. W. Griffith
Produção: D. W. Griffith Roteiro: Tod Browning, D. W. Griffith
Roteiro: Frank E. Woods, D. W.Griffith,
baseado nos livros The ( kinsman: An Historical Romance of the Ku Klux Klan e
The Leopard's Spots e na peça The Clansman, de Thomas F. Dixon Jr.
Fotografia: G. W. Bitzer, Karl
Brown
Música: Joseph Carl Breil, Carl Davis,
D. W. Griffith
Elenco:
Henry B. Walthall ………… Coronel Ben Cameron
Lillian Gish ………………... Elsie Stoneman
Mae Marsh …………………Flora Cameron
Miriam
Cooper ……………. Margaret Cameron
Mary Alden ………………… Lydia Brown
Joseph Henabery ………….Abraham Lincoln
SINOPSE E COMENTÁRIO:
Ao
mesmo tempo um dos mais reverenciados e repudiados filmes já feitos, O nascimento
de uma nação, de D. W. Griffith, é Importante pelos mesmos motivos que inspiram
essas duas reações opostas. Na verdade, raras vezes um filme mereceu com tanta justiça
tamanho louvor e desprezo, o que, de várias formas, aumenta o valor dele não só
nos anais do cinema, mas também como um artefato histórico fundamental (que alguns
chamariam de relíquia).
Embora
o filme seja baseado na peça explicitamente racista de Thomas Dixon The Clansman:
An Histórica! Romance of the Ku Klux Klan, muitos relatos afirmam que Griffith
era indiferente ao teor racista do tema central. O grau de cumplicidade do diretor
ao veicular sua mensagem Infame é motivo de discussão há quase um século. No
entanto, não há controvérsias quanto aos méritos técnicos e artísticos da obra.
Griffith estava, como de costume, mais interessado nas possibilidades do meio
do que na mensagem e, nesse âmbito, ele estabelece os padrões da Hollywood
moderna.
O
nascimento de uma nação foi, de forma muito clara, o primeiro épico histórico
já feito, provando que, mesmo na era do cinema mudo, as platéias estavam
dispostas a assistir a uma história de mais de três horas. Porém, com suas
inúmeras inovações artísticas, Griffith essencialmente criou a linguagem
cinematográfica contemporânea e, embora alguns elementos de O nascimento de uma
nação possam parecer datados diante dos padrões atuais, praticamente todos os
filmes lhe são devedores de alguma maneira.
Griffith
introduziu o uso de doses dramáticos, travelings e outros significativos
movimentos de câmera: ação paralela, alternância de seqüências e outras
técnicas de montagem; e até mesmo a primeira trilha sonora orquestrada. É uma
pena que todos esses elementos inovadores estivessem relacionados a uma
história de valor tão duvidoso.
A
primeira metade do filme começa antes da Guerra Civil, explicando a introdução da
escravidão na América antes do início da ação. Duas famílias, os Stonemans, do Norte,
e os Camerons, do Sul, são apresentadas. A história é contada através dessas (luas
famílias e, muitas vezes, de seus criados, sintetizando os piores estereótipos raciais.
À medida que a nação é dilacerada pela guerra, os escravos e os simpatizantes dos
abolicionistas são vistos como a força destrutiva por trás de tudo.
O
racismo do filme piora ainda mais na segunda metade, que se passa durante a reconstrução
e retrata a ascensão da Ku Klux Klan, cujos membros são apresentados tomo os
supostos heróis da película. O fato de Griffith ter introduzido uma história de
amor no meio desta recriação de uma guerra racial é extremamente audacioso: uma
escolha ao mesmo tempo emocionante e perturbadora.
O
nascimento de uma nação é sem dúvida uma poderosa propaganda, muito embora sua
mensagem política seja de revirar o estômago. Apenas a puritana Ku Klux Klan pode
manter a unidade da nação, é o que o filme parece dizer, de modo que não é de surpreender
que, mesmo na sua época, o filme tenha sido visto com indignação. Recebeu protestos
da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em
inglês), gerou manifestações e, posteriormente, forçou o próprio Griffith a responder
às críticas com seu ainda mais ambicioso Intolerância (1916). Ainda assim, o fato
de O nascimento de uma nação continuar sendo respeitado e estudado até os dias de
hoje - apesar do seu tema - revela sua duradoura importância. J K L
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 003)
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