The Batman - A série
de 1943 (EUA)
Direção:
Lambert Hillyer
Roteiro: Victor
McLeod; Leslie Swabacker; Harry L.
Fraser
Baseado
em: Bob Kane(personagens);
Bill Finger(personagens)
Batman é
um seriado produzido
em 1943 pela Columbia Pictures, em 15 capítulos. Foi estrelado
por Lewis Wilson como Batman e
Douglas Croft como Robin. J. Carrol Naish personificou o vilão, um personagem
original denominado Dr. Daka. Outros personagens foram Linda Page, interpretada
por Shirley Patterson, o interesse amoroso de Batman, e Alfred,
interpretado por William Austin. A trama apresenta Batman como um agente
estadunidense na tentativa de derrotar o agente japonês Dr.
Daka, no auge da Segunda Guerra
Mundial.
O
seriado foi inspirado no personagem Batman das histórias em
quadrinhos, que fora criado pelo desenhista Bob Kane e pelo escritor
Bill Finger, e se notabilizou por ser a primeira vez que Batman apareceu nas
telas, e por apresentar detalhes que ajudariam a formar a cultura e o mito
popular em torno do personagem. Apresentou, por exemplo, a "Batcaverna"
e sua entrada misteriosa. O seriado também mudou a aparência física de Alfred
Pennyworth, usada posteriormente, pois no momento em que foi lançado
nos cinemas, o Alfred dos quadrinhos estava
acima do peso. Após a interpretação de William Austin no seriado, no entanto,
os quadrinhos subsequentes o mostraram como Austin, com um pequeno bigode. O
seriado foi um grande sucesso, o que influenciou a produção de um novo seriado
em 1949, Batman and Robin. Houve um relançamento em
1965, em uma versão denominada An Evening with Batman and Robin, que se
tonrou tão popular que inspirou a série de televisão Batman, estrelando Adam West e Burt Ward.
Em
1965, o seriado foi relançado em cinemas como An Evening with Batman and
Robin, em uma maratona de apresentações.
Sinopse:
Batman
e Robin combatem o Dr. Daka, um cientista japonês e
agente de Hirohito,
que inventou um dispositivo que transforma as pessoas em pseudo-zumbis, e tem sua
base em uma “Funhouse dos horrores”, na área japonesa da cidade. Daka faz
várias tentativas para derrotar a dupla dinâmica antes de finalmente cair para
sua morte, quando Robin escolhe a opção incorreta, abrir um alçapão para um
poço de crocodilos.
Elenco:
Douglas Croft – Robin/Richard
'Dick' Grayson
J. Carrol Naish – Dr.
Tito Daka
Shirley Patterson –
Linda Page
Robert Fiske – Foster
Produção:
O
filme foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial e, assim como
muitos trabalhos populares de ficção da época, continhasentimentos
anti-germânicos e anti-nipônicos, traduzidos através de alguns
comentários (em uma cena, por exemplo, um dos capangas de Daka lhe diz:
"That's the kind of answer that fits the color of your skin"
("esse é o tipo de resposta que se ajuste a cor de sua pele”). O filme
também sofreu com um orçamento baixo, assim como outras séries contemporâneas.
Nenhuma tentativa foi feita para criar o Batmóvel,
portanto, um Cadillac preto foi utilizado por Bruce Wayne e Dick Grayson, como
Batman e Robin. Alfred era motorista, também, da dupla dinâmica em ambas as
identidades.
Enquanto
muitos seriados foram alterados durante a adaptação, muitas vezes melhorados de
forma a ficarem irreconhecíveis, no caso de Batman as mudanças foram menores4 .
Uma limousine normal substituiu o Batmóvel,
os cintos de utilidade estão presentes, mas não utilizados, e Batman é um
agente secreto do governo no seriado, ao invés de um vigilante independente.
Esta última mudança foi devido à censura do filme, que não permitiria que o
herói tomasse a lei em suas próprias mãos4 .
Vários
erros de continuidade ocorrem no seriado, como Batman perdendo sua capa em uma
luta, mas usando-a novamente após o filme, apenas brevemente cortada4 .
A imprensa anunciou-o como um “Super-seriado”, e como a maior produção da Columbia
Pictures até então. O estúdio deu à campanha publicitária o
peso equivalente a de um longa-metragem5 .
Cliffhangers[editar | editar código-fonte]
A
qualidade dos cliffhangers varia de
acordo com cada episódio. O capítulo 10 termina com Batman em um acidente de
avião, mas na resolução Batman simplesmente cambaleia para fora dos destroços,
um pouco tonto, mas ileso. Nas palavras de Jim Harmon e Donald Glut, “poderia
ter sido uma comédia silenciosa”
Cinemas:
Batman
teve seu lançamento em 16 de julho de 1943 . Em 1965, o
seriado foi relançado em cinemas como An Evening with Batman and Robin, em
uma maratona de apresentações . Essa reapresentação alcançou tanto sucesso
que motivou a criação da série de TV dos anos 1960, Batman, estrelada por Adam West e Burt Ward.
Mídia
O
seriado foi lançado em vídeo nos anos 1980, em uma edição em que foi removido o
conteúdo ofensivo racial. David Scapperotti, um revisor da
revista Cinefantastique, comentou: “as revisões não são surpreendentes,
quando você considera que a Columbia é agora propriedade da Sony Corporation
japonesa. Parece-me que alguns dos agentes de Daka escaparam da justiça de
Batman e foram recompensados com cargos no novo departamento George Orwell da Universidade de Columbia. Sem dúvida
podemos esperar para ver The Bridge on the River Kwai, de David Lean relançado
como a história de um trabalho de construção cooperativa anglo-japonês alegre
interrompida pelos imperialistas americanos terroristas”6 7 .
No entanto, em 1989, a TV a cabo The Comedy Channel exibiu o seriado sem cortes
e sem censura. A TV a cabo American Movie Classics fez o mesmo
na década de 1990, nas manhãs de sábado.
A
Sony lançou o seriado em DVD em outubro de 2005, em uma versão não editada, com
exceção do capítulo 2, em que está faltando a seqüência do próximo capítulo. O
seriado também foi lançado nos formatos de filme durante a década de 1960 e
1970:
1960:
Uma versão muda abreviada. A série completa foi editada em seis capítulos
(disponíveis em Super-8 e 8 milímetros) com 10 minutos cada. Um sétimo rolo de
três minutos, intitulado "Batman's Last Chance", com cenas de ação
também foi emitido.
1970:
O seriado completo em 15 capítulos (em seu formato original inalterado) foi
lançado em uma edição sonora em Super-8.
Crítica:
Stedman
observa que o seriado “ganhou boa cobertura da imprensa”, mas “dificilmente a
mereceu”, passando a descrevê-lo como uma “farsa não intencional”8 .
Harmon e Glut descrevem Batman como “um dos seriados mais ridículos já feitos”,
apesar de sua “franca simplicidade”9 4 .
Foi, no entanto, popular o suficiente para uma sequência, Batman and Robin, em 19494 .
Alguns
elementos do seriado a atrair particular atenção desses críticos foram a
performance de Lewis Wilson como Batman, pois enquanto seu rosto lembrava o de
Bruce Wayne e desempenhara seu papel com sinceridade, eles consideraram seu
físico não atlético e sua voz era muito alta e com um sotaque de Boston8 10 ;
aos atores e seus dublês faltaram o “estilo e a graça” dos personagens de
quadrinhos seus equivalentes4 ;
os trajes não foram considerados convincentes e, embora o traje de Batman tenha
sido baseado em sua primeira aparição, a crítica o considerou muito folgado e
“coberto por um par de chifres de diabo”.
Will
Brooker comenta em Batman Unmasked: Analyzing a Cultural Icon que,
embora a representação dos personagens japoneses era sem dúvida racista para os
padrões modernos, Batman, ele mesmo, tem pouco contato direto com eles e não
expressa nenhum sentimento racista ou patriótico próprio. Brooker supõe que
tais elementos são susceptíveis de terem sido adicionados como um adendo, a fim
de tornar o filme mais atraente para o público da época, e que a realização de
um filme patriótico ou nacionalista não era a intenção original dos cineastas.
Influências:
An
Evening with Batman and Robin foi especialmente popular em cidades universitárias,
e tal sucesso levou à criação da série de TVBatman4 5 .
A narração da abertura e fechamento de cada capítulo deste e de outros seriados
da Columbia Pictures foi especialmente o
modelo que foi parodiado na série televisiva.
O
sucesso do relançamento e da subsequente série de TV levou à produção de outra
série televisiva baseada em seriado, The Green Hornet,
inspirado no seriado The Green Hornet, de 1940. A série foi
veiculada como sendo de mistério e ação, “na tradição de suas apresentações
anteriores” e foi também muito popular com o público, mas durou apenas uma
temporada devido aos custos de produção significativamente maiores. O fracasso
de The Green Hornet levou
à crença de que refilmagens similares de seriados não seriam possíveis no
mercado de televisão da época, e nenhuma nova série foi produzida.
Capítulos:
The Electrical Brain
The Bat's Cave
The Mark of the
Zombies
Slaves of the Rising
Sun
The Living Corpse
Poison Peril
The Phoney Doctor
Lured by Radium
The Sign of the
Sphinx
Flying Spies
A Nipponese Trap
Embers of Evil
Eight Steps Down
The Executioner
Strikes
The Doom of the Rising Sun
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