Direção:
Leo McCarey
Produção:
Leo McCarey, Everett Klskin
Roteiro:
Vina Delmar, baseado na peça de Arthur Richman
Fotografia:
Joseph Walker
Música: Ben Oakland, George Parrish
Elenco:
Irene Dunne ………… Lucy Warriner
Cary Grant …………… Jerry Warriner
Ralph
Bellamy ………. ‘Dan’ Leeson
Cecil
Cunningham …. Tia Patsy
Molly
Lamont ………… Barbara Vance
Oscar:
Leo McCarey (diretor)
Indicação
ao Oscar: Leo McCarey, Everett Riskin (melhor filme), Vina Delmar (roteiro),
Irene Dunne (atriz),
Ralph
Bellamy (ator coadjuvante), Al Clark (edição)
Diz
a lenda que Cupido é moleque teimoso, de Leo McCarey, foi feito à base de muita
improvisação. Esta lenda combina perfeitamente com o ethos do próprio filme, no qual espontaneidade, gaiatice e a
capacidade de rir de seus próprios "atos" (assim como de se ver pelos
olhos da pessoa que está olhando para você naquele momento) são essenciais para
seu espetacular e cálido senso de humor, assim como para sua especulação sobre
como fazer um casamento dar certo. No entanto, a estrutura do roteiro, independentemente
da abordagem, é satisfatória. Ele começa com uma ruptura: Jerry (Cary Grant) e
Lucy (Irene Dunne), culpando-se mutuamente de infidelidade, mentiras e - o que
é pior - falta de confiança, decidem se divorciar. Lucy leva metade do filme -
que, nesse meio-tempo, acompanha seu flerte com Dan (Ralph Bellamy) - para
perceber que ainda ama Jerry. Porém chega a hora de ele se envolver com alguém,
uma "herdeira inconsequente". Assim que todas essas apostas são
encerradas, o filme se torna um road movie cujo destino é uma cabana na floresta
- com duas camas e 30 minutos restando para o divórcio ser definitivamente decretado.
Aqui, McCarey aperfeiçoa cada ingrediente da comédia romântica, desde a
oposição entre nova-iorquinos e sulistas até o papel dos jogos, canções e
danças como forma de revelar os sentimentos e princípios dos personagens.
Repleto de coadjuvantes esplêndidos e de maneirismos inspirados, Cupido é
moleque teimoso também possui um momento de pungente seriedade, quando Jerry c
Lucy se lembram do voto de casamento informal que fizeram ("Do fundo do
meu coração, eu sempre te amarei"). De todos os grandes filmes, este
talvez seja o mais difícil de se descrever em palavras. Isso pode ser explicado
em grande parte pelas suas pequenas piadas verbalmente sutis, nas quais frases
comuns são distorcidas pelo timing, ritmo e tom de voz. Acima de tudo, o filme
é um monumento à pura e adorável simpatia de suas estrelas. AM
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