Direção:
John Ford
Produção:
Walter Wanger, John Ford
Roteiro: Ernest Haycox, Dudley Nichols
Fotografia: Bert Clennon
Música: Louis Gruenberg, Richard Lageman, W. Franke
Harling, John Leipold, Leo Shuken
Elenco:
Claire
Trevor ……………. Dallas
John
Wayne ……………. Ringo Kid
Andy Devine …………… Buck
John Carradine ………… Hatfield
Thomas Mitchell …………Doc Boone
Louise Platt ……………… Lucy Mallory
Ainda: George Bancroft, Donald Meek, Berton Churchill,
Tim Holt, Tom Tyler.
Oscar : Thomas Mitchell (ator coadjuvante)
Indicação ao Oscar: Walter Wanger (melhor filme), John
Ford (diretor), Bert Glennon (fotografia), Alexander Toluboff (direção de
arte), Otho Lovering, Dorothy Spencer
(edição), Richard Hageman, W. Franke Harling, John Leipold, Leo Shuken (música)
A
década de 30 não foi uma das melhores para os faroestes. Depois de alguns
fracassos que custaram caro, como A grande jornada (1930) e Cimarron (1931), os
grandes estúdios de um modo geral deixaram o gênero para produtotes
pés-de-chlnelo de filmes B. John Ford não fazia um filme desse estilo havia
mais de uma década quando escalou John Wayne e Claire Trevor para uma história
sobre uma viagem de diligência através de um perigoso território indígena. Ao
tentar vendê-lo para o produtor David O. Selznick, Ford descreveu No tempo das
diligências como um "faroeste clássico", um ponto acima das produções
B que o próprio Wayne vinha fazendo. Isso significava, entre outras coisas, tornar
o filme mais interessante pata a plateia feminina. Assim, Ford e o roteirista Dudley
Nichols acrescentaram ao roteiro original de Ernest Haycox uma história de amor
mais elaborada e o nascimento de uma criança. Isso, no entanto, não foi suficiente
para Selznick, que rejeitou o projeto. Não que No tempo das diligências
economize nos atrativos mais tradicionais do gênero. A última parte do filme é
repleta de ação, Incluindo uma troca de tiros entre Wayne e o bando de Plummer
e um empolgante ataque de índios enquanto a diligência dispara pelo deserto. A
sequência é enriquecida por um excelente trabalho de duble de Yaklma Canutt,
que, no papel de um dos apaches do ataque, salta em cima de um dos cavalos da
diligência, leva um tiro e tem que cair entre os cascos dos animais e passar por
debaixo das rodas. Esta foi a segunda chance de Wayne de alcançar o estrelato
depois do fracasso de A grande jornada, e ele a agarrou com unhas e dentes.
Desde sua entrada em cena, de pé no deserto acenando para a diligência, ele
Impressiona como Ringo Kid, que fugiu da cadeia para se vingar dos Plummers, os
assassinos de seu pai e seu irmão. Contudo, a aparição de Wayne é postergada
enquanto Ford explora a personalidade dos demais passageiros. Cada um é
esboçado com habilidade e de forma memorável: Dallas (Claire Trevor), a garota
despudorada que é expulsa da cidade junto com o bêbado Doe Boone (Thomas
Mitchell) pelas senhoras puritanas defensoras da lei e da ordem; Peacock (Donald
Meek), um tímido vendedor de uísque; Hatfield (John Carradine), um jogador do
Sul; Mrs. Mallory (Louise Platt), a esposa grávida de um soldado de cavalaria;
e Garewood (Berton Churchill), um banqueiro que está fugindo com os ativos do
seu banco. Do lado de fora da diligência estão Buck (Andy Devine), o corpulento
cocheiro, e Curly (George Bancroft), o xerife local. A interação entre os
membros desse estranho grupo permite a Ford explorar um de seus temas preferidos,
as superiores qualidades morais daqueles que a sociedade
"respeitável" rejeita. No tempo das diligências foi o primeiro filme
que Ford rodou no Monument Valley, uma paisagem de imponentes colinas de arenito
na fronteira de Utah com o Arizona. À medida que a pequena diligência segue
pela vastidão do deserto, a fragilidade dos seus ocupantes é duplamente
enfatizada quando a câmera se move na direção de um grupo de índios que observa
seu progresso. Ford não tenta apresentar os índios como indivíduos; eles são
apenas uma força da natureza. O ótimo desempenho de bilheteria do filme ajudou
a restabelecer o gênero faroeste. EB
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 119)
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