sábado, 15 de fevereiro de 2014

146 1941 DUMBO (DUMBO, EUA)


Direção: Ben Sharpsteen
Produção: Walt Disney
Roteiro: Otto Englander, baseado no livro de Helen Aberson
Música: Frank Churchill, Oliver Wallace
Elenco (vozes): Herman Bing, Billy Bletcher, Edward Brophyjim, Jim Charmichael, Hall johnson Choir, Cliff Edwards, Verna Feiton, Noreen Gammill, Sterling Holloway, Malcolm Hutton, Harold Manley, John Mcleish, Tony O'Neil, Dorothy Scott, Sarah Selby, Billy Sheets, Charles Stubes.. Margaret Wright

Oscar: Frank Churchill, Oliver Wallace (música)

Indicação ao Oscar: Frank Churchill, Ned Washington (canção)

Festival de Cannes: Walt Disney (melhor produção de animação)

Mesmo nos dias de hoje, as animações dos estúdios Disney se voltam com frequência para contos de fadas tradicionais e célebres histórias folclóricas em busca de Inspiração. No entanto, o quarto longa-metragem de animação da produtora, Dumbo, como o subsequente Bambi, tem suas origens em um livro relativamente modesto, o que aparentemente livrou os animadores do habitual romantismo no estilo príncipesalvaprincesa. Dumbo ainda é banhado em sentimentalismo, porém os protagonistas antropomorfizados - Dumbo, o elefantinho de circo rejeitado, cujas orelhas gigantes e jeito trapalhão o tornam alvo de zombaria, e Tlmothy, seu experiente companheiro roedor - se prestam a momentos de ação divertidamente caótica e também a algumas sequências circenses executadas com criatividade. Contudo, duas cenas no decorrer da busca de Dumbo por seu amor-próprio se destacam de todo o texto: a alucinação protopsicodélica do elefante cor-de-rosa e o encontra terno e angustiante de Dumbo com sua mãe equivocadamente "enjaulada". Raras vezes um filme de animação foi tão inventivo, comovente e vivo quanto nesses dois trechos, que são acompanhados por canções igualmente memoráveis. O triunfo final de Dumbo sobre as adversidades, assim como sua reunião com a mãe, podem estar subentendidos desde o início, porém a estrutura emocional do filme é tão bem construída que os desafios mirabolantes encarados pelo pobre elefante servem justamente para dar mais intensidade ao desfecho entemecedor. J K l
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 146)

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