Direção: George Stevens
Produção: Pandro S. Berman
Roteiro: Erwin Gelsey, Howard Lindsay, Allan Scott,
baseado no conto "Portrait of John Garnett", de Elwin Gelsey
Fotografia: David Abel
Música: Jerome Kern, Dorothy Fields
Elenco:
Fred Astaire …………John ‘Lucky’ Garnett
Ginger Rogers ………Penelope ‘Penny’ Carroll
Victor Moore …………Everett ‘Pop’ Cardetti
Helen Broderick ……. Mabel Anderson
Oscar: Jerome Kern, Dorothy Fields (música). Indicação ao Oscar:
Hermes Pan (coreografia)
Uma
fantasia de música e dança. Ritmo louco, de George Stevens, é um espetáculo audiovisual
que gira em torno dos bastidores de um musical. Certamente um marco para os
meados da década de 30, o filme é também uma prévia do que a parceria entre Fred
Astaire e Ginger Rogers ainda levaria às telas.Idealizado por Pandro S. Berman,
o lendário produtor da RKO, Ritmo louco conta história de Lucky Garnet, um
renomado sapateador noivo da simpática, porém desinteressante Margaret Watson
(Betty Furness). Quando ele é forçado a arranjar um vultoso dote para manter
seu noivado, os planos matrimoniais do casal são colocados em suspenso para que
Lucky possa correr atrás da fortuna na cidade de Nova York. Uma vez Iá, ele
conhece Penny (Ginger Rogers), seu verdadeiro amor, e daí em diante o filme
engendra uma série de contratempos até permitir que os dois caiam um nos braços
do outro, Naturalmente, há várias cenas de mal-entendido, algumas viradas
nâo-trágicas na trama e um final feliz, a despeito dos breves instantes de
tristeza e angústia. No entanto, o propósito do filme é, inegavelmente,
apresentar seus números musicais, muitos dos quais fazem parte do cânone do
gênero. Jerome Kern escreveu as músicas, com a maioria das letras a cargo de
Dorothy Fields. Seus esforços combinados formam os alicerces da trilha sonora,
embora a pura energia, a vivacidade e a alegria de Astaire e Rogers sejam o que
faz cada número brilhar com o acréscimo de movimento e sapateado. Dentre os
pontos altos estão os dois solos de Lucky em "The Way You Look tonight",
um clássico dos clubes noturnos, e "Never Gonna Dance", uma canção
triste que soa irônica, dada a célebre capacidade do ator de andar no ar. Dois
duetos enriquecem esta pintura cinematográfica em "Waltz in Swing Time",
com Astaire e Rogers, e, é claro, a famosa performance da dupla em "A Fine
Romance". Porém, a canção "Bonjangles of Harlem" pode ser considerada
o ápice do filme: nela, Lucky começa sua performance dentro de um coro de
fundo, com o rosto pintado de preto. Definitivamente uma homenagem às suas
origens - ainda que também um exemplo antiquado e potencialmente ofensivo de
história cultural -, o número cresce até um clímax em que um Astaire triplicado
dança com projeções dele mesmo. CC-O
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 096)
Nenhum comentário:
Postar um comentário