segunda-feira, 22 de setembro de 2014

089 1935 O GRANDE MOTIM (MUTINY ON THE BOUNTY, EUA)

OSCAR MELHOR FILME 1936

Direção: Frank Lloyd
Produção: Albert Lewin, Irving Thalberg
Roteiro: Talbot Jennings, Jules Furthman, baseado no livro de Charles Nordhoff e James Hall
Fotografia: Arthur Edeson
Música: Herbert Stohart, Walter Jurmann, Gus Kahn, Bronislau Kaper
Elenco:
Charles Laughton …………. Capitão William Bligh
Clark Gable ……………… Lt. Fletcher Christian
Franchot Tone ……………. Roger Byam
Herbert Mundin …………… Smith
Eddie Quillan ……………. Seaman Thomas Ellison
Dudley Digges ……………. Dr. BacchusOscar: Albert Lewin, Irving Thalberg (Melhor filme)
Indicação ao Oscar: Frank Lloyd (diretor), Jules Furthman, Talbot Erich Wolfgang Korngold (roteiro), Clark Gable, Franchot Tone, Charles Laughton (ator), Margaret Booth (edição), Nat W.Finston (trilha sonora).

Sintetizando o espírito hollywoodiano clássico, O grande motim, de Frank Lloyd, é uma obra-prima do cinema de estúdio. A cenografia suntuosa, o caráter de relato de viagem e a moral central resultam em uma aventura de extraordinária beleza. Obviamente, para apreciar essas qualidades é preciso fazer vista grossa a um estilo de atuação há muito abandonado. E também ao fato de um elenco americano imbuir esta fábula moralizante Inglesa de um otimismo típico da era da Grande Depressão. Ainda assim, essas críticas pontuais servem para sustentar quão bem produzido é o filme, levando em conta o estilo dos estúdios MGM, que almejavam ao mesmo tempo lucro, escapismo e entretenimento da forma mais abrangente possível. No fim do século XVIII, no auge do controle do Império Britânico sobre sua Marinha,
a tripulação do navio Bounty se amotina depois de meses de maus-tratos. Liderados por Fletcher Christian (Clark Gable), eles jogam o cruel capitão Bligh (Charles Laughton) no mar, porém ele consegue voltar para terra em um esforço nada menos que espetacular. No seu encalço, o Bounty segue para o Pacífico Sul, perseguido por várias complicações. Aqui, Gable aparece sem seu bigode, e os lábios carnudos de Laughton se agitam com rígida disciplina. Em meio a isso existe uma série de pequenas subtramas, embora o filme talvez seja mais memorável como um marco primordial para a arte do desenho
de produção. C C
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 089)

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