OSCAR MELHOR FILME 1936
Direção: Frank Lloyd
Direção: Frank Lloyd
Produção:
Albert Lewin, Irving Thalberg
Roteiro:
Talbot Jennings, Jules Furthman, baseado no livro de Charles Nordhoff e James
Hall
Fotografia: Arthur Edeson
Música: Herbert Stohart, Walter Jurmann, Gus Kahn, Bronislau
Kaper
Elenco:
Charles Laughton …………. Capitão William Bligh
Clark Gable ……………… Lt. Fletcher Christian
Franchot Tone ……………. Roger Byam
Herbert Mundin …………… Smith
Eddie Quillan ……………. Seaman Thomas Ellison
Dudley Digges ……………. Dr. BacchusOscar: Albert
Lewin, Irving Thalberg (Melhor filme)
Indicação ao Oscar: Frank Lloyd (diretor), Jules
Furthman, Talbot Erich Wolfgang Korngold (roteiro), Clark Gable, Franchot Tone,
Charles Laughton (ator), Margaret Booth (edição), Nat W.Finston (trilha sonora).
Sintetizando
o espírito hollywoodiano clássico, O grande motim, de Frank Lloyd, é uma obra-prima
do cinema de estúdio. A cenografia suntuosa, o caráter de relato de viagem e a
moral central resultam em uma aventura de extraordinária beleza. Obviamente, para
apreciar essas qualidades é preciso fazer vista grossa a um estilo de atuação
há muito abandonado. E também ao fato de um elenco americano imbuir esta fábula
moralizante Inglesa de um otimismo típico da era da Grande Depressão. Ainda
assim, essas críticas pontuais servem para sustentar quão bem produzido é o
filme, levando em conta o estilo dos estúdios MGM, que almejavam ao mesmo tempo
lucro, escapismo e entretenimento da forma mais abrangente possível. No fim do
século XVIII, no auge do controle do Império Britânico sobre sua Marinha,
a
tripulação do navio Bounty se amotina depois de meses de maus-tratos. Liderados
por Fletcher Christian (Clark Gable), eles jogam o cruel capitão Bligh (Charles
Laughton) no mar, porém ele consegue voltar para terra em um esforço nada menos
que espetacular. No seu encalço, o Bounty segue para o Pacífico Sul, perseguido
por várias complicações. Aqui, Gable aparece sem seu bigode, e os lábios
carnudos de Laughton se agitam com rígida disciplina. Em meio a isso existe uma
série de pequenas subtramas, embora o filme talvez seja mais memorável como um
marco primordial para a arte do desenho
de
produção. C C
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 089)
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