#024 1932 MONSTROS (Freaks, EUA)
Roteiro: Tod Robbins
Produção: Tod Browning, Harry Rapf, Irwin Thalberg
Elenco: Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova, Roscoe, Henry Victor
Monstros com certeza é um filme que foi feito somente no intuito de chocar. A ideia de Tod Browning era fazer um filme de terror que superasse tudo aqui já feito até então, algo extremamente perturbador, jamais visto no cinema. E qual foi o método brilhante encontrado pelo diretor? Usar aberrações de verdade em seu elenco. É isso mesmo! Na trupe circense do filme, você vai encontrar anões, gêmeas siamesas, deformidades, crianças com malformação congênita, pessoas sem membros e com atrofia muscular, e tudo que se tem direito. O filme começa com um longo e maçante texto sobre as deformidades, as aberrações de circo e por aí vai, para em seguida, um apresentador de parque de diversões assegurar que os espectadores estão prestes a encarar a maior monstruosidade já vista. Hans é um anão de circo, noivo de Frieda, que na verdade morre de amores pela bela trapezista Cleópatra, uma das pessoas “normais” do show e o faz de trouxa, em troca de mimos e presentes. Só que Cleópatra, na verdade tem um caso com o musculoso Hércules, e descobre que Hans é herdeiro de uma vasta fortuna. Querendo dar o golpe do baú, a trapezista se casa com o pequeno só para por em prática, em conluio com Hércules, seu sórdido plano de envenenar Hans para ficar com sua grana. Não precisa nem dizer que as coisas não vão sair como ela imagina. Durante a festa de casamento, acontece a cena mais emblemática do filme, quando as aberrações começam a dançar e cantar, saudando a noiva como um deles, até ela surtar e começar a humilhá-los, gritando que eles todos são sujos e repugnantes. O clima sinistro de verdade no filme só começa no terceiro ato, onde vamos conhecer o “código das aberrações”. Eles ficam espreitando cada passo de Cleópatra e Hércules, rastejando assustadoramente atrás deles, esperando o momento certo da vingança. Ao término, voltamos ao parque de diversões onde Cléopatra está transformada na tal “maior monstruosidade já vista”, mas não me pergunte como eles chegaram naquele resultado. Uma cena final ainda foi inserida a fórceps pela MGM para dar aquele ar de final feliz ao filme. Alguns críticos acham Monstros o melhor filme de Tod Browning, e olha que o cara tem Drácula e O Monstro do Circo na sua filmografia. Há de se dar um mérito pela ousadia de em 1932, Browning provar que o cinema transgressor tem seu público e admiradores. Se você é fã do bizarro e grotesco, não deixe de ver Monstros.
FONTE: http://101horrormovies.com/
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