Direção:
Kenji Mizoguchi
Roteirro:
Matsutarõ Kawaguchi, Yoshikata Yoda, baseado no livro de Shofu Muramatsu
Fotografia:
Yozô Fuji, Minoru Miki
Música:
Shirô Fukai, Senji Itô
Elenco:
Shôtarô
Hanayagi ……… Kikunosuke Onoue
Kôkichi
Takada …………..Fukusuke Nakamura
Gonjurô
Kawarazaki ……. Kikugoro Onoue
Kakuko
Mori ………………Otoku
Tokusaburo
Arashi ………Shikan Nakamura
Yôko
Umemura ……………Osata
No
século XIX, um ator de teatro Kabukl preguiçoso e sem talento nascido em uma família
famosa se apaixona pela ama-seca do seu irmão. Contrária à união dos dois, família
dele a expulsa de casa. Ele a segue e ela devota sua vida a ajudá-lo a
desenvolver sua arte, arruinando sua saúde no processo. No fim, ela morre em
casa enquanto ele, alcançando finalmente o reconhecimento como ator, lidera sua
trupe em um triunfal desfile de barco por Osaka. Crisântemos tardios é um dos
filmes essenciais de Kenji Mizoguchi, uma obra de fascinante elegância e rigor
formal, além de um poderoso ataque às estruturas sociais que impõem o papel de
vítimas martirizadas às mulheres. Os planos longos de Mlzoguchi conduzem lentamente
a narrativa, acomodando a inexorável lógica dos acontecimentos em estruturas
mais amplas e complexas. O filme dá ao espectador tempo para reflexão e interiorização,
à medida que os personagens, reconhecendo seus papéis dentro das relações de
poder, reagem com medo, horror, tristeza ou revolta aos acontecimentos. A
narrativa, com sua ênfase em jornadas metafóricas - as migrações da trupe de
atores e a jornada do herói rumo à excelência artística -, permite a Mizoguchi criar
um duplo filtro metafórico. Para ele, cinema e teatro são máquinas para
destilar a beleza e a conquista de uma compreensão trágica. C f u
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 120)
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