Direção: George Cukor
Produção: Joseph L. Manklewicz
Roteiro: Donald Ogden Stewart, baseado na peça de
Philip Barry
Fotografia: Joseph Ruttenberg
Música: Franz Waxman
Elenco:
James Stewart ………………Macaulay Connor
Cary Grant …………………. C. K. Dexter Haven
Katharine
Hepburn …………Tracy Lord
Ruth
Hussey …………………Elizabeth Imbrie
John
Howard …………………George Kittredge
Roland
Young ………………. Tio Willie
Ainda: John
Halliday, Mary Nash, Virgínia Weldler, Henry Daniell, Lionel Pape, Rex Evans
Oscar:
Donald Ogden Stewart (roteiro), James Stewart (ator)
Indicação ao Oscar: Joseph L. Mankiewicz (melhor
filme), George Cukor (diretor), Katharine Hepburn (atriz), Ruth Hussey (atriz
coadjuvante)
Adaptação de 1940 de George Cukor da farsa teatral
de Philip Barry é o clássico incontestável de todas as comédias pastelão
sofisticadas. Katharine Hepburn estrelou a peça na Broadway e diz-se que o
dramaturgo Philip Barry baseou a protagonista na sua reputação à época. Depois
de ela ter deixado a RKO não exatamente em bons termos, o público via Hepburn
como mandona e masculinizada, certamente longe do Ideal feminino do fim da
década de 30. Na cena de abertura, agora famosa por sua fúria praticamente sem
diálogos, a herdeira Tracy Lord (Hepburn) observa seu recém-divorciado marido
playboy Dexter Haven (Cary Grant) colocar alguns dos seus pertences no carro e
bater com um taco de golfe em sua coxa de raiva. Numa tentativa de provar que
ela não é impossível de se amar, Tracy planeja ir com um homem respeitável
embora insosso, na mansão da família, quando volta com dois repórteres a
reboque, Mike Connor (James Stewart) e Liz Imbrie (Ruth Hussey),
especificamente para arruinar o casamento. Mais radiante do que nunca, Hepburn
se supera em um papel que exige um timing cômico impecável, assim como vulnerabilidade
genuína. Suas cenas com Stewart no jardim à noite, antes do seu fatídico casamento,
capturam a essência da atração impetuosa que eles sentem um pelo outro. Hepburn
foi a responsável por Núpcias de escândalo ser como é. Ela detinha os direitos do
projeto, que então vendeu sabiamente para a MGM sob a condição de que repetisse
o papel principal e pudesse escolher o diretor e o elenco. Ela queria Clark
Gable como Dexter, SpencerTracy como Mike, porém, por problemas de agenda,
nenhum dos dois estava disponível. No lugar deles foram escalados Grant, que já
havia sido seu parceiro nas telas em três ocasiões anteriores, e Stewart. O
diretor George Cukor conseguiu fazer a imagem pública negativa de Hepburn
funcionar a seu favor através da personagem, suscitando paixão por uma mulher
tão bonita e tão incompreendida. O filme foi um enorme sucesso, com um roteiro
ganhador do Oscar que misturava comédia com crítica social. Em 1956, a peça foi
refilmada, com o acréscimo de números musicais, como Alta sociedade. Kl
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 135)
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