Direção: Jean Renoir
Produção: Claude Renoir
Roteiro: Carl Koch j e a n Renoir
Fotografia: Jean-Paul Alphen, Jean Hachelet,
Jacques Lemare, AlainRenoir
Música: Roger Désormières
Elenco:
Nora Gregor …..……Christine de la Cheyniest
Paulette Dubost …………
Lisette
Mila Parély ………………. Geneviève de Marras
Odette Talazac …………. Madame de la Plante
Claire Gérard ……..……. Madame de la Bruyère
Anne Mayen …………….
Jackie
Ainda: Lise Elina, Marcel Dálio, Julien
Carette, Roland Toutain, Gaston Modot, Jean Renoir, Pierre Magnier, Eddy Debray,
Pierre Nay
Depois do grande sucesso de A grande ilusão
(1937) e A besta humana {1938), Jean Renoir, juntamente com seu irmão Claude e
três amigos, fundou sua própria produtora, Les
Nouvelles Editions Françaises. O primeiro projeto a ser anunciado pela NEF foI
uma adaptaçâo e atualização da peça Les caprices de Marianne, de Alfred de
Musset; quando lhe pediram para descrever como seria seu filme, Renoir respondeu:
"Uma descrição exata da burguesia do nosso tempo." Este é o filme que
acabou recebendo o nome de A regra do jogo. Depois de completai um voo
transatlântico em tempo recorde, o aviador André Jurieux (Roland Toutain)
anuncia pelo rádio sua decepção com o fato de uma certa pessoa não estar no
aeroporto para recebê-lo. Essa "pessoa" é Christine (Nora Gregor),
uma austríaca casada com o colecionador de aviões Robert de la Cheynlest.
Octave (interpretado pelo próprio Renoir), amigo e confidente tanto de André
quanto de Christine, convence Robert a convidar André para uma festa em La
Collnière, sua luxuosa casa de campo, como forma de ele salvar sua reputação.
Robert, por sua vez, espera que a presença de André distraia Christine enquanto
ele se acerta com Geneviève (Mila Parély), sua amante de longa data. Isso é o
que está acontecendo entre os "patrões". Do lado dos
"criados", temos Lisette (Paulette Dubost), empregada de Christine e
casada com Schumacher (Gaston Modot), o caseiro de La Colinière, que chama a
atenção de Marceau (Julien Carette), um ladrão que é contratado por Robert como
criado. O roteiro de Renoir irá amarrar as várias aventuras amorosas de patrões
e criados, conduzindo por fim ao tiro "acidental" que atinge André,
que é sacrificado para que uma ordem social corrupta possa permanecer intacta. Um
estilo de filmar que favorece a profundidade de campo e uma câmera em movimento
constante alcança aqui seu auge, à medida que Renoir reforça a atmosfera teatral
dominante tanto dentro quanto fora de cena. A maioria das atuações é impecável:
Dalio como Robert, Carette como Marceau, Dubost como Lisette, Modot como Schumacher.
Durante anos, críticos desmereceram a atuação de Gregor como Christine, se
perguntando por que tantos homens no filme são apaixonados por ela – porém talvez
essa seja exatamente a questão. Renoir se escalou corajosamente como Octave, em
uma representação devastadora de um homem que preenche o vazio de sua vida servindo
de intermediário para os casos amorosos de outras pessoas. Um desastre comercial
quando lançado no verão de 1939, A regra do jogo foi montado e remontado, mas
sem sucesso; logo depois do começo da guerra naquele outono, foi proibido corno
sendo um perigo à moraI da população. A partir do fim da década de 40 e no
decorrer dos anos 50, a lenda do filme foi mantida viva por André Bazin e seus
discípulos da Cahiers du Cinema, que
afirmavam que, juntamente com Cidadão Kane, A regra do jogo foi o precursor do
cinema moderno; ainda assim, o filme era conhecido apenas na sua forma
radicalmente encurtada (88 minutos). Em 1956, passou por uma restauração que
lhe devolveu quase por completo a duração original (113 minutos), mas ainda
falta uma cena, e depois foi apresentado em 1959 no Festival de Veneza. O resto
é história do cinema, com o filme sendo finalmente aclamado internacionalmente como
a obra-prima que de fato é. RP
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 130)
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