domingo, 23 de novembro de 2014

141 1941 CIDADÃO KANE (CITIZEN KANE, EUA)


Direção: Orson Welles
Produção: Orson Welles, Richard Baer, George Schaefer
Roteiro: Herman J. Mankiewicz, Orson Welles
Fotografia: GreggToland
Música: Bernard Herrmann, Charlie Barnet, Pepe Gufzar
Elenco:
Orson Welles …………………Charles Foster Kane
George Coulouris ……………Walter Parks Thatcher
William Alland ……………….Jerry Thompson
Everett Sloane ……………… Sr. Bernstein
Ray Collins …………………..James W. Gettys
Ruth Warrick …………………Emily Monroe Norton Kane
Ainda: Dorothy Comingore, Agnes Moorehead, Ersklne Sanford, Everett Sloane, William Alland, Paul Stewart, George Coulouris, Fortunio Romanova, Gus Schilling, Philip Van Zandt, Georgia Backus, Harry
Shannon

Oscar: Herman J. Mankiewicz, Orson Welles (roteiro)
Indicação ao Oscar: Orson Welles (melhor filme), Orson Welles (diretor), Orson Welles (ator), Perry Ferguson, Van Nest Polglase, A. Roland Fields, Darrell Silvera (direção e arte), Gregg Toland (fotografia) Robert Wise (montagem), John Aalberg (som)

Desde 1962, a frequentemente citada lista dos melhores filmes de todos os tempos feita pelos críticos da revista Sight and Sound coloca Cidadão Kane, a extraordinária estreia no cinema de Orson Welles, em primeiro lugar. Em 1998, o American Film Institute o considerou o melhor filme já produzido. Ele também ganhou prêmios de Melhor Filme do New York Fllm Critics Circle e do National Board of Review, além de ter conquistado o Oscar de Melhor Roteiro. A lenda de Cidadão Kane foi em parte alimentada pelo fato de que Welles tinha apenas 24 anos de idade quando o realizou, mas também pelas óbvias comparações entre o personagem-título e o magnata da imprensa William Randolph Hearst, que moveu mundos e fundos para impedir a produção do filme e, quando não conseguiu evitar que fosse distribuído, tentou difamá-lo. No entanto, desconsiderando a ridícula pretensão de se eleger qualquer filme que seja como "o melhor de todos os tempos", Cidadão Kane uma obra de tremendo interesse e importância por vários motivos. O filme conta uma grande história: Charles Foster Kane (interpretado de forma brilhante pelo próprio Welles) nasce pobre, mas enriquece por conta de uma mina de ouro herdada pela mãe. Na juventude, começa a erguer um império populista jornalístico e radiofônico, casando nesse ínterim com a sobrinha de um presidente americano e concorrendo a governador. No entanto, todas as suas ambições de poder são frustradas e, à medida que este lhe escapa, Kane se torna cada vez mais violento com as mulheres da sua vida; primeiro com sua esposa, depois com sua amante. Ele morre praticamente sozinho em seu castelo reconstruído, porém inacabado, ansiando pela simplicidade da sua infância. Fiel às tradições do populismo do New Deal, Cidadão Kane exalta o ideal americano de que o dinheiro não pode comprar felicidade, mas de uma maneira extremamente prosaica, quase ao estilo de Dlckens. Mais Importante do que o enredo é o fato de o filme começar com a morte de Kane e com sua enigmática última palavra: "Rosebud". Um grupo de intrépidos repórteres tenta descobrir seu significado e entrevista uma série de conhecidos do magnata. O filme não só é contado em flashback, como cada personagem só conhece o homem através de uma determinada perspectiva, que é apresentada consecutivamente. A complexidade narrativa do filme - embora nunca viole a continuidade e a causalidade clássicas de Hollywood - é um extraordinário tour de force, responsável em grande parte pela afirmação de Paulino Kael de que a verdadeira genialidade do filme não está nas mãos do garoto-prodígio Welles, mas nas do roteirista Herman J. Mankiewicz. O verdadeiro poder do filme, no entanto, está na fotografia: Gregg Toland desenvolveu uma técnica de profundidade de campo em que o primeira plano, o central e o último ficam todos em foco ao mesmo tempo, permitindo que o olho do espectador se fixe em qualquer parte da imagem. Essa técnica foi criticada à época por violar as regras da fotografia hollywoodiana clássica, pelas quais a boa fotografia deveria ser invisível. Contudo, a fotografia de Cidadão Kane é impactante e inesquecível. MK
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 141)

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