Direção: Frank Borzage
Produção: Frank Borzage
Roteiro: George Froeschel, Hans Rameau, Claudine
West, baseado no livro de Phyllis Bottome
Fotografia: William H. Daniels
Musica: Branislau Kaper, Eugene Zador
Elenco:
Margaret Sullavan ………. Freya Roth
James Stewart ………….. Martin Breitner
Robert
Young …………… Fritz Marberg
Frank
Morgan …………… Prof. Viktor Roth
Robert
Stack …………… Otto von Rohn
Ward Bond
……………… Franz
Ainda: Bonita
Granvinvllle, Irene Rieh, William T. Orr, Maria Ouspenskaya, Gene Reynolds,
Russell Micks, William Edmunds, Esther Dale, Dan Dailey, Granville Bales
Um dos poucos filmes antinazistas produzidos por Hollywood
antes de Pearl Harbor. Tempestades d'alma, de Frank Borzage - uma obra
detalhista e apaixonada na sua condenação do regime -, começa no dia em que
Adolf Hitler se torna chanceler da Alemanha. O dia também calha de ser o
sexagésimo aniversário do professor Viktor Roth (Frank Morgan), um admirado
professor de ciências de uma universidade no Sul do país. O filme mostra a
consolidação da Alemanha nazista através da destruição do "não ariano"
Roth e sua família: sua esposa, seus enteados arianos, que se tornam nazistas fanáticos,
e sua filha, Freya (Margaret Sullavan). Borzage retrata o nazismo como uma
forma de loucura à qual muitos homens – e apenas uma mulher, pelo que vemos -
sucumbem, como se por contágio ou predisposição natural (o filme não analisa as
raízes socioeconômicas do regime fascista), mas com o qual, através de alguns
indivíduos, a humanidade remanescente entra em conflito. A magnífica cena final
situa o conflito dentro do personagem interpretado por Robert Stack. Sozinho na
casa do padrasto, ele caminha por seus cômodos vazios. A câmera o ultrapassa,
explorando o espaço Imerso em sombras, com uma trilha sonora feita de diálogos
de cenas anteriores; ouvimos os passos do jovem à medida que ele sai da casa. Tempestades
d'alma é uma das maiores histórias de amor do cinema americano. A abordagem
pungente e sutil de Borzage da relação entre Freya e Martin (James Stewart) está
de acordo com o compromisso do diretor, que o acompanhou por toda a carreira, com
o poder transcendente do amor - um idealismo ao qual as atuações admiráveis de Sullavan
e Stewart mantêm-se fiéis. Pouco antes de os amantes seguirem para o desfiladeiro
que cruza a fronteira austríaca, a mãe de Martin (Maria Ouspenskaya) os faz
celebrar sua união bebendo de uma taça cerimonial de vinho. Essa cena é uma das
mais brilhantes de toda a carreira de Borzage. O produtor não creditado Victor
Saville afirmou ter dirigido boa parte do filme, uma declaração que foi multo
repetida, porém refutada por vários dos principais membros do elenco e da
equipe. Sem dúvida alguma. Tempestades d'alma representa plenamente o estilo, a
filosofia e as preocupações de Frank Borzage. C f u
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 139)
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