sábado, 22 de novembro de 2014

140 1940 O GUARDA (THE BANK DICK, EUA)


Direção: Edward F. Cline
Produção: Jack J. Cross
Roteiro: W. C. Fields
Fotografia: Milton R. Krasner
Música: Charles Previn
Elenco:
W.C. Fields ………….. Egbert Sousè
Cora Witherspoon ……Agatha Sousè
Una Merkel ……………Myrtle Sousè
Evelyn Del Rio ………..Elsie Mae Adele Brunch Sousè
Jessie Ralph …………. Sra. Hermisillo Brunch
Franklin Pangborn ……J. Pinkerton Snoopington
Ainda: Shemp Howard, Dick PurcelI, Grady Sutton, Russell Hicks, Pierre Watkin. Al Hill, George Moran, Bill Wolfe, Jack Norton

Escrito por W. C. Fields sob o pseudônimo de "Mahatma Kane Jeeves", o que dá a medida das suas ambições, e dirigido pelo amigável guarda de trânsito Eddie Cllne – cujo trabalho era abrir caminho para Fields ficar à vontade para pôr em prática todas as suas idiossincrasias -, O guarda mostra o astro no habitual papel de um resmungão inofensivo, porém melindrado, que só quer ser deixado em paz, mas que é forçado por um mundo enlouquecido a reagir a vários chatos que acabam com o seu sossego. Egbert Sousè, um rabugento de quem todos tiram vantagem e que só quer passar a vida nos bares enchendo a cara em paz, é importunado por sua pavorosa mulher (Cora Whiterspoon), sua medonha sogra (Jessie Ralph), sua filha adolescente irritante (Una erkel), seu noivo idiota (Grady Sutton) e pelo próprio capeta do seu filho mais novo, que insistem em que ele faça algo de útil. Quando frustra acidentalmente um assalto a banco ao trombar com o ladrão, ele ganha o emprego de segurança uniformizado e o direito de causar problemas em uma sucessão de esquetes absolutamente perfeitos que o levam de encontro a policiais arrogantes (Franklin Pangborn como um inspetor de bancos distraído), bandidos barra-pesada (um suposto ladrão é afugentado em uma sequência de perseguição de carros hilária que rivaliza com qualquer pastelão mudo) e clientes abusados. Como em todos os melhores filmes de Fields It’s a gift (1934) e Never givve a Sucker an Even Rreak (1941), a premissa aqui é apenas uma desculpa para uma sucessão de esquetes em estilo vaudeville nos quais ele é confrontado com parceiros que são excêntricos demais para serem chamados de escadas, mas, ao mesmo tempo cruéis demais para serem vítimas. Algumas das sequências cômicas de O guarda (como, por exemplo, um trecho no qual Sousè de alguma forma se vê sentado na cadeira do diretor enquanto o filme está sendo rodado) se passam muito longe do banco, porém os suntuosos saguões de mármore, com seus ricaços interesseiros que levam o troco quando Sousè fica rico e "se regenera". são o cenário ideal para suas travessuras e anarquia. Fields era um raro comediante que conseguia ser engraçado estrangulando uma criança pequena, e esta pérola de 74 minutos está entre suas obras primas. KN
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 140)

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