terça-feira, 30 de junho de 2015

#179 1964 A ORGIA DA MORTE (The Masque of the Red Death, EUA, Reino Unido)


Direção: Roger Corman
Roteiro: R. Wright Campbell, Charles Beaumont (baseado no conto de Edgard Allan Poe)
Produção: Roger Corman, George Willoughby (Produtor Associado)
Elenco: Vincent Price, Hazel Court, Jane Asher, David Weston, Nigel Green

A Orgia da Morte. Mais uma vez, não deixe-se enganar pelo esdrúxulo título que o filme ganhou no Brasil, pois ele é nada mais nada menos que o melhor trabalho da dupla Roger Corman e Vincent Price adaptando um conto de Edgar Allan Poe, A Máscara da Morte Escarlate (que deveria ser o nome do filme aqui também no Brasil, mas vai explicar isso para o departamento comercial das distribuidoras, e olha que posso falar com conhecimento de causa, pois já trabalhei em uma). Corman é conhecido como “O Rei dos Filmes B”, graças a sua imensa capacidade de produzir e dirigir fitas com um orçamento irrisório e tempo curtíssimo. Além de ser um dos maiores descobridor de talentos de Hollywood de todos os tempos, pois foi o cara que deu os primeiros trabalhos para gente como Jack Nicholson, Francis Ford Copolla, James Cameron e Joe Dante, entre outros. Todos sabemos que a Academia é um bando de gente coxinha, mas finalmente em 2010, Corman foi devidamente reconhecido pela sua extensa contribuição para a sétima arte, principalmente aos filmes de terror e sci-fi, e ganhou um Oscar® pelo conjunto da obra.E nessa extensa filmografia, foi o cineasta que melhor conseguiu transportar os contos de Poe para às telas. Tudo começou em 1960, quando filmou O Solar Maldito, para a American International Pictures (adaptação de A Queda da Casa de Usher) já com o lendário Vincent Price no elenco. Antes de A Orgia da Morte, já tinha em sua filmografia A Mansão do TerrorMuralhas do Pavor O Corvo, todas baseadas nas obras do escritor americano. E A Orgia da Morte é o ápice da trindade Corman / Price / Poe. O filme é sensacional e Price está excepcional, interpretando um dos papeis mais marcantes da sua carreira, como o Príncipe Próspero, que no Século XIII, na Itália medieval, tocava o terror como um suserano extremamente cruel, maligno, perverso, iconoclasta e mesquinho, tratando como animais todos os camponeses do vilarejo, que ainda por cima é assolado pela Morte Escarlate, uma peste que vinha dizimando a população na época. Em uma de suas incursões ao vilarejo, rapta uma bela garota chamada Francesca (Jane Asher, ex-Sra. McCartney), e toma como cativos seu amado e seu pai, levando todos até seu castelo, um antro de bizarrices, bajulações, luxúria, depravação e cultos satânicos, como o qual o próprio Próspero faz parte, ao designar-se como um servo de satã. Todos que estão lá dentro estarão isolados por suas muralhas e protegidos da peste. Para celebrar e inflar ainda mais seu ego, Próspero decide dar um suntuoso baile de máscaras, quando a morte resolve aparecer de penetra e prestar contas, na incrível sequência final do filme. A produção toda é um desbunde, parando para pensar nos padrões Corman de fazer de 4 a 5 filmes por ano. Price engole todo o elenco, com um papel forte, transpirando maldade e arrogância, em sua encenação teatral. A fotografia do filme (brilhantemente executada por Nicholas Roeg) é também um show a parte, com seu contraponto entre ambientes sombrios e cenários coloridos e extravagantes, e muitas vezes parece que você está assistindo a uma belíssima pintura em movimento, seja em cenas como do próprio baile, ou nas aparições da morte sentada na penumbra da floresta, com seu manto vermelho. Não deixe de assistir a esse filme, e também a ler qualquer coisa que Poe já tenha escrito. E mais uma vez, muitíssimo obrigado por esse um ano intenso de 101 Horror Movies. Feliz aniversário para nós!
FONTE: http://101horrormovies.com/2013/06/05/179-a-orgia-da-morte-1964/

1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER
425 1964 A Máscara Mortal /ORGIA DA MORTE (The Masque Of The Red Death)

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