Direção: John
Harrison
Roteiro: Michael
McDowell; George A. Romero (Baseado nos contos de Arthur Conan Doyle e Stephen
King)
Produção: Mitchel Galin, Richard P. Rubinstein; David R. Kappes
(Coprodutor)
Elenco: Deborah Harry, Christian Slater, David Johansen, William
Hickey, James Remar, Rae Dawn Chong, Matthew Lawrence, Steve Buscemi, Juliane
Moore
Contos da Escuridão é mais um filme
que segue a linha daquelas famosas antologias de contos de terror, inspirado na
série homônima, “Tales from the Darkside”, exibida na TV americana de 1983 a
1988, que na verdade parece mais uma espécie de continuação não oficial
de Creepshow – Show de Horrores e sua
sequência, Creepshow 2. Com o sucesso da parceria entre George A.
Romero e Stephen King no filme citado de 1982, o produtor Richard P. Rubinstein
e sua Laurel Pictures tiveram a intenção de levar o formato dos contos de
terror para a telinha, transformando-o em uma série de televisão. Depois de
inúmeras negociações e mudanças por conta dos detentores dos direitos dos
filmes, a série acabou chamando-se a Tales from the Darkside, e seu sucesso
credenciou o lançamento do longa metragem, baseado em alguns de seus episódios,
trazendo praticamente a mesma equipe dos dois Creepshow e novamente o
nome de Romero e King nos créditos. Então temos três segmentos, um baseado em
um conto de Sir Arthur Conan Doyle, outro em um conto (até então não publicado)
de King e uma história “original”, conectados como pano de fundo por uma fábula
ao melhor estilo “João e Maria” moderno, onde Betty (papel de Deborah Harry)
prepara um jantar para seus amigos e o prato principal será o garotinho Timmy
(Matthew Lawrence), que para ganhar um tempo e pensar em uma forma de escapar
do cárcere e não virar rango começa a ler alguns contos de um livro com o mesmo
nome do filme. O primeiro, “Lot 249”, escrito por Michael McDowell inspirado na
obra do criador de Sherlock Holmes, conta a história de um estudante de
arqueologia, Bellingham (Steve Buscemi) que ao ser trapaceado pelo esnobe
riquinho de uma fraternidade, Lee (Robert Sedgwick), ganhador de uma viagem
para a Europa, decide se vingar dele e de sua namorada, Susan (debute de
Juliane Moore nos cinemas), irmã de seu companheiro de quarto, Andy (Christian
Slater), ressuscitando uma múmia, vinda dentro do tal lote 249, por meio do
encantamento contido em um antigo papiro costurado no interior da criatura
milenar. O próximo segmento, o melhor sem dúvida nenhuma, e não só por ser
escrito por Romero e inspirado na obra do Rei do Terror do Maine, é “Cat from
Hell”, conto publicado somente em 2008 na coletânea “Ao Cair da Noite”, que
traz um gato preto imortal que decide acertar as contas com o velho Drogan
(William Hickey), dono de uma indústria farmacêutica que usou os felinos como
cobaias de testes de um novo remédio e dizimou nada menos que 15 mil de sua
espécie. Após matar sua irmã, uma amiga e o motorista, o velhaco contrata um
assassino profissional, Halston (David Johansen) para eliminar o bichano. Mas
não vai ser tarefa nada fácil. Destaque para a EMBLEMÁTICA cena do animal
entrando e saindo pela BOCA do hitman. Efeitos especiais da trupe da K.N.B
(Robert Kurtzman, Greg Nicotero e Howard Berger). A última história é um conto
de amor que termina em tragédia. “Lover’s Vow” nos apresenta Preston (James
Remar), um artista plástico fracassado e falido que tem uma segunda chance na
vida quando se depara com um demônio alado (bonecão feio de dar dó) em um beco
escuro, que em troca de sua vida, pede para que ele nunca contasse o acontecido
para ninguém. Na mesma noite, logo após o incidente ele conhece a misteriosa
Carola (Rae Dawn Chong), com quem se casa, tem dois filhos e reconstrói sua
vida artística. Eis que dez anos depois, ele dá com a língua nos dentes e
resolve contar a verdade para a esposa. Claramente a trama também escrita por
McDowell deve ter sido inspirada no conto folclórico japonês “A Mulher das
Neves”, inclusive adaptado na antologia asiática As Quatro Faces do Medo. Assim como o
desenrolar da história de ligação de Contos da Escuridão remonta a
“João e Maria”, o final não poderia ser diferente. Vale pelo registro, uma vez
que tem nomes como Stephen King e George Romero envolvidos,
algum gore aqui e ali, abuso da narrativa fantástica, e aquela
sensação de saudosismo dos bons tempos em que alugávamos antologias de terror
na locadora e assistíamos em VHS.
FONTE: https://101horrormovies.com/2015/01/20/595-contos-da-escuridao-1990/
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