quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

168 1944 LAURA (LAURA, EUA)


Direção: Otto Preminger, Rouben Mamoulian
Produção: Otto Preminger
Roteiro: Jay Dratler, Samuel Hoffenstein, Elizabeth Reinhardt, baseado no livro de Vera Caspary
Fotografia: Joseph LaShelle, Lucien Ballard
Música: David Raksin
Elenco:
Judith Anderson …Sra. Ann Treadwell
Dana Andrews ……Det. Lt. Mark McPherson
Gene Tierney ……..Laura Hunt
Clifton Webb ………Waldo Lydecker
Vincent Price ………Shelby Carpenter
Ainda: Cy Kendall, Grant Mitchell

Oscar: Joseph LaShelle (fotografia)

Indicação ao Oscar: Clifton Webb (ator coadjuvante), Otto Preminger (diretor), Jay Dratler, Samuel Hoffenstein, Elizabeth Reinhardt (roteiro), Lyle R. Wheeler, Leland Fuller, Thomas Little (direção de arte)

Os homens a adoram. As mulheres a admiram. No entanto, a encantadora Laura Hunt (Gene Tierney), uma jovem designer, não monopoliza Laura mais do que Ann (Judith Anderson), sua fria amiga socialite; Shelby (Vincent Price), seu dissimulado pretendente; ou o detetive durão Mark McPherson (Dana Andrews), que, em busca do assassino da protagonista, se apaixona por seu fantasma. Porém o autor/radialista perversamente servil Waldo Lydecket (Clifton Webb) nos fascina pot completo, adotando Laura como sua protegida, tornando-a famosa, para em seguida obcecar-se por sua vida como uma aranha que a tivesse prendido em sua teia. Se este Laura de Otto Preminger nos intriga com sua discordante mistura de estilos noir, psicodrama, melodrama e thriller - em alguns breves momentos ele se torna monumental. Urna cena particularmente notável: Ann explicando a Laura por que é ela quem deveria ficar com Shelby ("Somos ambos fracassados"); ou o encontro romântico na delegacia quando, ao apagar as luzes ofuscantes de Interrogatório, Mark vê o verdadeiro esplendor da personagem de Tierney. Contudo, nada supera a atitude venenosa de Lydecker ao brindar Laura com a traição de Shelby: "Vou ligar para ele", diz ela ansiosamente; "Ele não está lá", retruca com acidez Waldo. "Está jantando com Ann, não sabia?" Ele não só se encontra fascinado pela sua vida como a toma para si, no que talvez seja o primeiro exemplo no cinema de um homem que deseja ser uma mulher. MP
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 168)

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