segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

173 1944 ATE A VISTA, QUERIDA (MURDER, MY SWEET / FAREWELL MY LOVELY, EUA)


Direção: Edward Dmytryk
Produção: Sid Rogell, Adrian Scott
Roteiro: John Paxton, baseado no romance Adeus, minha adorada, de Raymond Chandler
Fotografia: Harry J. Wild
Música: Roy Webb
Elenco: Dick Powell, Claire Trevor, Anne Shirley, Otto Krueger, Mike Mazurki. Miles Mander, Douglas Walton. Donald Douglas, Ralf Harolde, Esther Howard

A primeira adaptação para o cinema de Adeus, minha adorada, de Raymond Chandler, foi The Falcon Takes Over, de 1942, no qual Philip Marlowe, o detetive particular de Chandler, foi substituído pelo Investigador gentleman de George Sanders. Quando a reputação de Chandler aumentou, a RKO descobriu que já detinha os direitos cinematográficos para esta adaptação mais fiel, na qual o ex-crooner Dick Powell surpreendeu com seu jeito durão e irônico e romantismo ferido como a primeira encarnação adequada em celuloide de Marlowe. O filme ganhou outro nome porque se imaginou que as plateias o tomariam por um romance de guerra sentimentaloide, embora o título do romance fosse mantido na Inglaterra, onde Chandler era o mais respeitado. O livro é um dos vários romances protagonizados por Marlowe que Chandler elaborou a partir de diversas novelas anteriores, mais cruas, o que explica por que a trama possui tantos fios que acabam se interligando através de coincidências estranhas e improváveis. Até a vista, querida começa com Marlowe vendado e sendo interrogado pelos policiais - o que restringe boa parte dos comentários em primeira pessoa de Chandler - à medida que flashbacks conduzem o protagonista através de um mistério que começa com o ex-detento "Moose" Malloy (Mike Mazurki) contratando o detetive para localizar sua ex-namorada que o delatou, mas pela qual ele ainda é apaixonado. A história dá uma reviravolta quando ele é também contratado por Helen Grayle (Claire Trevor), uma furtiva vampe da alta sociedade, para resgatar uma certa pedra de jade roubada e se livrar de um "consultor psíquico" chantagista (Otto Krueger). Nenhum outro filme sintetiza com tanta perfeição as delícias do gênero noir, com o diretor Edward Dmytryk desfilando sombras, chuva, alucinações induzidas por drogas ("Um lago negro surgiu") e explosões repentinas de violência dentro de um emaranhado de armadilhas na trama, bandidos que são mestres na vigarice, femmes fatales que não valem nada, capangas com cérebro de gorila, policiais exaustos e médicos charlatões. O Marlowe de Powell - acendendo um fósforo no traseiro de mármore de um Cupido e jogando amarelinha no piso da mansão de um milionário - chega mais perto do tom de insolência juvenil de Chandler do que as leituras mais bem conhecidas do papel de Humphrey Bogart ou Robert Mltchum. Como sempre no caso de Chandler, a vilã acaba se mostrando a mulher mais forte da trama - quando a leviana Velma de Moose e a Insinuante assassina Helen se revelam a mesma pessoa. KN
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 173)

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