Direção:
George Cukor
Produção:
Arthur Hornblow Jr.
Roteiro: John Van Druten, Walter Reisch, John L. Balderston, baseado na peça
Angel Street, de Patrick Hamilton
Fotografia:
Joseph Ruttenberg
Música:
Bronislau Kaper
Elenco:
Charles Boyer ……Gregory Anton
Ingrid Bergman ……Paula Alquist Anton
Joseph Cotten ……Brian Cameron
Dame May Whitty …Sra. Bessie Thwaites
Angela Lansbury …Nancy Oliver
Barbara Everest …Elizabeth Tompkins
Ainda: Emil Rameau, Edmund Breon, Halliwell Hobbes, Tom Stevenson,
Heather Tatcher, Lawrence Grossmith
Oscar: Ingrid Bergman (atriz), Cedric Gibbons. William Ferrari, Edwin B.
Willis. Paul
Huldschinsky (direção de arte)
Indicação
ao Oscar: Arthur Hornblow Jr. (melhor filme), John L. Balderston, Walter
Reisch, John Van Druten (roteiro), Charles Boyer (ator), Angela Lansbury (atriz
coadjuvante), Joseph Rutenberg (fotografia)
A versão
hollywoodiana de George Cukor da história de amor gótica filmada anteriormente
na Inglaterra é carregada de uma atmosfera ameaçadora, com um arrepiante enredo
de thriller. Paula Alquist (Ingrid Bergman) se vê cortejada pelo charmoso, embora
estranhamente possessivo, Gregory Anton (Charles Boyer), que parece mais interessado
na casa de Paula em Londres do que na própria mulher tímida. Anton acaba se
mostrando um ladrão esperto que, cerca de 10 anos antes, matara a tia de Paula
em uma tentativa fracassada de roubar suas joias Imensamente valiosas. Enquanto
revista sistematicamente sua casa à noite, ele faz de tudo para convencê-la, e
aos demais, que ela está enlouquecendo. O que pretende é subjugá-la por
completo para poder ficar livre para vasculhar a casa. O plano de Anton, no entanto,
é descoberto por Brian Cameron (Joseph Cotten), que, ao se apaixonai pela
mulher que vê sendo maltratada e ameaçada, intervém bem a tempo para salvá-la
do pior. Apesar de a trama de À meia-luz ser um tanto rala, Cukor extrai bons
desempenhos de todo o elenco, incluindo a estreante Angela Lansbury como a
criada atrevida que, como tudo e todos na casa, parece estar tramando contra sua
dona. Com seu clima de perseguição e paranoia, À meia-luz é um elegante
representante da série de filmes noir realizados à época por Hollywood. RBP
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 169)
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