Direção:
Roberto Rossellini
Produção:
Mario Conti, Rod E. Geiger, Roberto Rossellini
Roteiro:
Alfred Hayes, Federico Fellini, Sergio Amidei, Marcello Pagliero, Roberto
Rossellini
Fotografia:
Otello Martelli
Música:
Renzo Rossellini
Elenco:
Carmela
Sazio ………….. Carmela
Robert
Van Loon ………… Joe, Soldado Americano
Benjamin
Emanuel ……….. Soldado Americano
Raymond
Campbell ……….. Soldado Americano
Harold Wagner ………….. Harry, Soldado Alemão
Albert
Heinze ………….. Soldado Alemão
Ainda: Merlin
Berth, Dots Johnson. Alfonsino Pasca, Maria Michi, Gar Moore, Harriet Medin,
Renzo Avanzo, William Tubbs, Dale Edmonds, Cigolani, Allen Dan
Indicação
ao Oscar: Alfred Hayes, Federico Fellini, Sergio Amidei, Marcello Pagliero,
Roberto Rossellini (roteiro)
Qualquer
um que vá assistir a Paísá sem saber do seu status como obra-prima do neorealismo
pode ser perdoado por desistir logo no começo: imagens de arquivo da campanha
americana na Itália, música ao estilo hollywoodiano, maus atores vociferando ordens
militares. É apenas no final do primeiro dos seis episódios independentes que o
estilo improvisado de Roberto Rossellini começa a operar sua mágica dura: logo
depois que uma bala mata abruptamente um soldado que está contando sua história
de vida, vemos o cadáver do seu companheiro, morto pelos alemães e desprezado
pelos americanos sobreviventes que o tomam por um "carcamano sujo". A
crônica de 1943-46 de Rossellini é marcada pela devastação, brutalidade e incompreensão
em todos os níveis. Um americano não percebe que uma prostituta é a muIher que
ele amou seis meses atrás; um menino de rua fica amigo de um soldado negro alcoólatra
e rouba seus sapatos assim que ele cai no sono; a imagem final do filme – inesquecivelmente
desoladora - mostra a execução impiedosa de uma fileira de guerrilheiros. Rossellini
desenvolve uma estrutura à altura dessa sucessão de acontecimentos, baseando-se
em elipses surpreendentes na trama, diálogos conflitantes em diversas línguas e
uma apresentação dos horrores rigorosamente não-sentimental. Paisá localiza narrativas
pessoais dentro do pesadelo histórico da guerra. AM
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 184)
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