domingo, 28 de dezembro de 2014

184 1946 PAISÁ (PAISÀ, ITÁLIA)


Direção: Roberto Rossellini
Produção: Mario Conti, Rod E. Geiger, Roberto Rossellini
Roteiro: Alfred Hayes, Federico Fellini, Sergio Amidei, Marcello Pagliero, Roberto Rossellini
Fotografia: Otello Martelli
Música: Renzo Rossellini
Elenco:
Carmela Sazio ………….. Carmela
Robert Van Loon ………… Joe, Soldado Americano
Benjamin Emanuel ……….. Soldado Americano
Raymond Campbell ……….. Soldado Americano
Harold Wagner ………….. Harry, Soldado Alemão
Albert Heinze ………….. Soldado Alemão
Ainda: Merlin Berth, Dots Johnson. Alfonsino Pasca, Maria Michi, Gar Moore, Harriet Medin, Renzo Avanzo, William Tubbs, Dale Edmonds, Cigolani, Allen Dan

Indicação ao Oscar: Alfred Hayes, Federico Fellini, Sergio Amidei, Marcello Pagliero, Roberto Rossellini (roteiro)

Qualquer um que vá assistir a Paísá sem saber do seu status como obra-prima do neorealismo pode ser perdoado por desistir logo no começo: imagens de arquivo da campanha americana na Itália, música ao estilo hollywoodiano, maus atores vociferando ordens militares. É apenas no final do primeiro dos seis episódios independentes que o estilo improvisado de Roberto Rossellini começa a operar sua mágica dura: logo depois que uma bala mata abruptamente um soldado que está contando sua história de vida, vemos o cadáver do seu companheiro, morto pelos alemães e desprezado pelos americanos sobreviventes que o tomam por um "carcamano sujo". A crônica de 1943-46 de Rossellini é marcada pela devastação, brutalidade e incompreensão em todos os níveis. Um americano não percebe que uma prostituta é a muIher que ele amou seis meses atrás; um menino de rua fica amigo de um soldado negro alcoólatra e rouba seus sapatos assim que ele cai no sono; a imagem final do filme – inesquecivelmente desoladora - mostra a execução impiedosa de uma fileira de guerrilheiros. Rossellini desenvolve uma estrutura à altura dessa sucessão de acontecimentos, baseando-se em elipses surpreendentes na trama, diálogos conflitantes em diversas línguas e uma apresentação dos horrores rigorosamente não-sentimental. Paisá localiza narrativas pessoais dentro do pesadelo histórico da guerra. AM
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 184)

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