sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

193 1846 INTERLÚDIO (NOTORIOUS, EUA)


Direção: Alfred Hitchcock
Produção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Ben Hecht
fotografia: Ted Tetzlaff
Musica: Roy Webb
Elenco:                                          
Cary Grant……………. T.R. Devlin
Ingrid Bergman ……… Alicia Huberman
Claude Rains …………Alexander Sebastian
Louis Calhern …………Capitão Paul Prescott
Leopoldine Konstantin . Madame Anna Sebastian
Reinhold Schünzel …. Dr. Anderson
Ainda: Moroni Olsen, Ivan Triesault. Alex Minotis,

Indicação ao Oscar: Ben Hecht (roteiro), Claude Rains (ator coadjuvante)

Embora o produtor David O. Selznick tenha reunido a equipe bem-sucedida do drama psicanalítico Quando fala o coração (1945), que Incluía o diretor Alfred Hitchcock, a estrela Ingrld Bergman e o roteirista Ben Hecht, e supervisionado (com sua habitual avalanche de memorandos) a produção desta história de espiões cheia de classe e romance, ele acabou vendendo todo o pacote para a RKO e deixou Hitchcock produzir a si mesmo. Até mesmo David Thomson, o biógrafo de Selznick, admite que a qualidade do filme se deve ao fato de Selznick não ter estado lá para arruiná-lo. Perto do fim da Segunda Guerra Mundial, o cordial superespiãoT. R. Devlln (Cary Grant) recruta Alicia Huberman (Ingrid Bergman) - uma jovem sem perspectivas que se afastou do pai, um traidor condenado - para se Infiltrar em um grupo de nazistas exilados na Argentina. Alicia se aflige quando sente que Devlln a está usando para a causa e é impelida a levar sua missão a extremos ao se casar com o quase paternal Alexander Sebastian (Claude Rains), um fascista. Dentro da mansão fria e luxuosa de Sebastian, Alicia passa a ser odiada pelo verdadeiro poder entre os vilões exilados: a mãe sufocadora e monstruosa de  Sebastian (Madame Konstantin), que é o tipo de criatura que a Sra. Bates teria se tornado se tivesse sido deixada viva. Em uma festa - na qual um mecanismo de suspense clássico é utilizado quando o champanhe acaba, obrigando um criado a descer para a adega, onde a angelical Alicia e o demoníaco Devlln estão bisbilhotando -, Hitchcock revela seu detalhe mais elegante, embora tópico: garrafas de vinho cheias de urânio sendo usadas para criar uma bomba atômica nazista. O resultado é um momento aflitivo de descoberta, quando Sebastian é levado a crer que sua mulher é apenas infiel, e não uma espiã. O intenso drama triangular de Interlúdio nos força constantemente a mudar a maneira como nos sentimos a respeito dos três protagonistas, com Rains chegando a mostrar um heroísmo bizarro no fim. O filme é também um romance suntuoso, com Grant e Bergman realizando o que era, até aquele momento, o beijo em dose mais longo do cinema. Fotografado de forma magnífica por Ted Tetzlaff em um preto-e-branco resplandecente e com seus astros mais belos (e Inspirados) do que nunca, o último rolo é extremamente agonizante, com a mãe monstruosa supervisionando o lento envenenamento de Alicia. KN
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 193)

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