Direção: Jean Epstein
Roteiro: Jean Epstein, Luis
Buñuel (adaptação) (baseado na obra de Edgar Allan Poe)
Produção: Jean
Epstein
Elenco: Jean
Debucourt, Marguerite Gance, Charles Lamy, Fournez-Goffard
Jean Epstein, com a ajuda de Luis
Buñuel, transpõe para o cinema o que pode ser considerada a primeira adaptação
de um conto de Edgar Allan Poe a se tornar famosa na sétima arte: A Queda da
Casa de Usher, marco do expressionismo francês. Um filme bastante
interessante, deveras macabro e assustador, apesar de datado e tendo em vista
toda a limitação da época. A Queda da Casa de Usher é opressor,
conseguindo utilizar muito bem a trilha sonora para criar o clima certo de
pavor, talvez a que saiba melhor usar esse expediente ao seu favor, de todos os
filmes mudos dessa lista. E apesar da metragem curta, a mensagem é direta e
explícita: tristeza, possessão, solidão, perda e desespero. Roderick Usher vive
em um casarão isolado do resto da humanidade, envolto nas sombras e pela
neblina, cercado por um pântano. Sua obsessão é tentar preservar em um quadro a
beleza de sua mulher Madeleine, por toda eternidade, assim como os demais
amaldiçoados membros do clã Usher fizeram durantes os tempos, deixando a
enferma esposa sucumbir lentamente na vida real, vítima da reclusão, enquanto
sua força e vitalidade vão esvaecendo quanto mais o quadro se torna vívido. Em
sua obsessão, Madeleine acaba padecendo e Roderick se toma por uma mistura de
dor, culpa e sofrimento, principalmente quando a esposa vai ser enterrada, com
o consentimento de Roderick. A cena do cortejo fúnebre e a trilha sonora
enfurecida que se acompanha é realmente uma das mais impactante no cinema de
terror de vanguarda no final da década de 20. É desconfortável ver os homens
levando-a até o mausoléu, com o véu branco da morta esvoaçando para fora do
caixão, elemento que seria muito importante na narrativa futura. Se você já leu o conto de Poe, ou
assistiu alguma outra adaptação do conto, como O Solar
Maldito, dirigido por Roger Corman e estrelado por Vincent Price nos
anos 60, já sabe o desfecho dessa história. Senão, ALERTA DE SPOILER, pule
para o próximo parágrafo, ou leia por sua conta e risco: Madeleine na verdade
sofre de catalepsia e foi enterrada viva, voltando da tumba em uma noite de
tempestade para prestar contas, fazendo com que a mansão de Usher começa a
ruir. Diferentemente do livro (e do filme de Corman), onde Madeleine aparece
com a roupa rasgada e suja de sangue, devido a luta para conseguir sair do
caixão, aqui Epstein trabalha a imagem de uma figura mais etérea e plácida, com
um viés mais fantasmagórico. O diretor também é responsável por criar uma
belíssima atmosfera angustiante e depressiva em quase todo o filme, utilizando
recursos visuais subjetivos muito interessantes, como o esvoaçar das cortinas,
folhas secas voando pelos corredores, névoas, a corda de um violão
arrebentando, suspensão do assoalho, o movimentar de um pêndulo, e técnicas
como uso de deformidades óticas e o total controle do contraste entre luz e
sombra. Tudo isso para criar essa pegada sinistra. Outro detalhe interessante é
que Epstein utilizou outros contos de Edgar Allan Poe para construir a história
de A Queda da Casa de Usher, além do conto homônimo, mesmo com suas
mudanças estruturais que podem até desagradar os fãs da obra, como no caso de
Roderick e Madeleine serem irmãos no livro, eliminando aqui a mensagem subliminar
do incesto (algo que Corman também não utilizou em sua versão, colocando um
pretendente pela irmã do personagem de Price na trama), também desenvolveu a
ideia da tortuosa perda da mulher amada, como em O Corvo, seu mais famoso
poema, e elementos de O Quadro Oval, onde um pintor representa a angústia de
pintar um quadro de seu amor, ou mesmo Ligeia que também é citado na produção. Mas
em A Queda da Casa de Usher estão ali todos os elementos necessários
para um bom filme de terror, assim como ambientação perfeita, narrativa pesada,
uma história macabra, um trabalho extremamente competente do diretor e incrível
atuação de Jean Debucourt como o obsessivo e traumatizado personagem central.
FONTE: http://101horrormovies.com/2012/11/16/15-a-queda-da-casa-de-usher-1928/
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