terça-feira, 6 de janeiro de 2015

203 1947 O SEGREDO ATRÁS DA PORTA (SECRET BEYOND THE DOOR, EUA)


Direção: Fritz Lang
Produção: Fritz Lang, Walter Wanger
Roteiro : Rufus King, Silvia Richards
Fotografia: Manley Cortez
Música: Miklós Rózsa
Elenco:
Joan Bennett ………Celia Lamphere
Michael Redgrave …Mark Lamphere
Anne Revere ………Caroline Lamphere
Barbara O’Neil …….Senhora Robey
Natalie Schafer ……Edith Potter
Paul Cavanagh ……Rick Barrett
Ainda: Anabel Shaw, Mark Dennis,

Os fãs de Fritz Lang geralmente se dividem entre os que preferem seus clássicos consagrados e pretensiosos como M, o vampiro de Dusseldorf (1931), Metrópolis (1926), Os corruptos (1953) e os que preferem os filmes mais estranhos, crípticos e perversos de sua obra, que pendem para áreas menos bem-vistas da cultura popular, como O diabo feito mulher (1952) e O tesouro do Barba Rubra (1955). Para alguns, O segredo atrás da porta consegue se safar como um filme noir respeitável, porém é sua divertida mistura de vários gêneros - melodrama feminino, estudo de caso freudiano, mistério de serial killer e alegoria do processo artístico/criativo - que o torna uma peculiaridade tão especial e impressionante na carreira do diretor. O filme faz parte do período do "Gótico Feminino" de Hollywood, explorando o relacionamento fecundo de uma mulher (aqui, Joan Bennett) com um homem (Michael Redgrave) que é ao mesmo tempo enigmático, sedutor e (à medida que a trama se desenrola) perigoso. Como em Rebecca, a mulher inesquecível (1940), de Hitchcock, que serviu de inspiração para Lang, a heroína adentra o lar de estranhos, repleto de traumas passados e ocultos e relacionamentos doentios e secretos. Lang se concentra nas ambiguidades claramente sadomasoquistas desta trama (Qual a verdadeira natureza da fera masculina, sensibilidade ou agressividade? O que a mulher quer dele na verdade, amor ou morte?) dentro de um contexto surpreendentemente original: Redgrave é um atormentado gênio da arquitetura que construiu uma casa de "cômodos precisos", cada qual a reconstrução da cena de um assassinato atroz e abertamente psicossexual. O segredo atrás da porta faz parte de um grupo especial de filmes da década de 40 que incluem A mulher desejada {1947), de Jean Renoir, e a produção de Val Lewton A sétima vítima (1943), cuja aura poderosa e onírica é praticamente garantida pela sua precariedade de filme B e pela trama de associação livre - assim como por uma narração que, aqui, muda de forma desorientadora de Bennett para Redgrave, sucessivamente. Por mais heresia que seja para um defensor de carteirinha do cinema de autor admitir, os cortes impostos pela Universal na montagem original de Lang provavelmente acentuaram essa qualidade onírica. O resultado final pode carecer de associações ou explicações racionais, porém O segredo atrás da porta é uma das preciosas ocasiões em que Lang - auxiliado de forma imensurável pela fotografia barroca de Stanley Cortez e pela trilha exuberante de Miklós Rózsa - conseguiu acrescentar uma dimensão ricamente poética ao seu fatalismo habitual. AM
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 203)

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