Direção: David Lean
Produção: Anthony Havelock-Allan, Ronald Neame
Roteiro: Anthony Havelock-Allan, David Lean, Ronald Neame, baseado rio
livro de Charles Dickens
Fotografia: Guy Green
Música: Walter Goehr, Kenneth Pakeman
Elenco:
John Mills …………Pip (jovem)
Anthony Wager …...Pip (garoto)
Valerie Hobson ……Estella (adulta)
Jean Simmons …….Estella (jovem)
Bernard Miles ………Joe Gargery
Alec Guinness …….Herbert Pocket
Ainda: Francis L. Sullivan, Finlay Currie, Martita Hunt, Ivor Barnard,
Freda Jackson, Eileen Erskine, George Hayes. Hay Petrie, John Forrest
Oscar: John Bryan, Wilfred Shlngleton (direção de arte), Guy Grieen
(fotografia)
Indicação ao Oscar: Ronald Neame (melhor filme), David Lean (diretor), David
Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan (roteiro)
Filmado
em 1946 na esteira dos bem-sucedidos Desencanto e Uma mulher do outro mundo,
esta é a primeira adaptação de David Lean dos romances de Charles Dickens;
O/iverTwist viria em seguida em 1948. Assumindo a obra-prima literária como um
desafio cinematográfico em todos os sentidos da expressão, Lean explora e se
aproveita do amplo horizonte emocional da história e a torna também uma jornada
arrebatadora e de um visual hipnotizante. O resultado é a melhor adaptação da
literatura já realizada, assim como um dos maiores filmes Ingleses de todos os
tempos. Grandes esperanças traz elementos de muitos filmes de terror, começando
em um vasto pântano que leva a um cemitério abandonado. Essa cena de abertura
era tão essencial que Lean, que tinha uma ideia precisa de como deveria ser o
visual do filme, substituiu o fotógrafo original Robert Krasker por Guy Green.
Aqui, o jovem herói Pip é ameaçado por um prisioneiro fugitivo feroz e
desesperado chamado Magwitch (Finlay Currie), que exige comida e uma lima para
poder se livrar de suas correntes. Mais tarde, Pip é levado à mansão decrépita
da igualmente decrépita e amargurada Miss Havisham (Martita Hunt). Abandonada
no altar muitos anos atrás, ela ainda veste os restos do seu vestido de noiva e
anda por entre os restos empoeirados, apodrecidos e infestados de ratos do
fatídico banquete de recepção. Seu plano macabro é transformar sua pupila, a jovem
e bela Estella (Jean Simmons), em um instrumento de vingança contra todos os homens.
Isso inclui Pip, que se apaixona por ela. A situação dele muda quando um benfeitor
misterioso financia a mudança de Pip para Londres e sua transformação em um
refinado gentleman. Dividindo um flat com Herbert Pocket (Alec Guiness em seu primeiro
papel importante), o Pip adulto (John Mills) se torna um esnobe que acredita que
Miss Havisham é sua benfeitora e que Estella está destinada a ser sua esposa. Qualquer
leitor acostumado com Dickens sabe que não é bem assim. Houve quem sustentasse
que Mills, de 38 anos de Idade, era velho demais para interpretar um personagem
que tinha de 20 para 21, conforme estabelecido pelo romance. Contudo, o fato é
que Pip precisa apenas ser testemunha do drama encenado ao seu redor, em vez de
um participante ativo do seu próprio destino. Lean, que passou sete anos como
montador antes de dirigir seu primeiro longa, sabia muito bem disso e cerca
Mills de um elenco de apoio sólido, porém
cheio de vida. Algumas cenas são puro encanto, como a visita de Pip à casa de
Wemmick (Ivor Barnard), o assistente de seu advogado, onde nosso herói conhece
seu pai ancião e ligeiramente senil, que se chama "Velho P" -
abreviação de "velho pai" - , um termo que alguns ainda usam para se
referir aos seus próprios pais. Embora não seja essencial para a trama, essa
cena é de uma ternura e graça memoráveis, trazendo consigo um bocado de charme dickensiano.
Apesar de antigo, Grandes esperanças não perdeu nada de sua grandiosidade ou pungência.
Tendo conquistado a quinta posição na lista dos melhores filmes ingleses de
todos os tempos do British Film Institute, ele foi premiado em duas categorias
do Oscar - Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia em Preto-e-Btanco -, além
de ter sido indicado para os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fllme e Melhor
Roteiro Adaptado. Em termos de alcance, visão e coerência, este continua sendo
o maior de todos os filmes baseados na obra de Dickens. KK
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FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 192)
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