sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

192 1946 GRANDES ESPERANÇAS (GREAT EXPECTATIONS, INGLATERRA)


Direção: David Lean
Produção: Anthony Havelock-Allan, Ronald Neame
Roteiro: Anthony Havelock-Allan, David Lean, Ronald Neame, baseado rio livro de Charles Dickens
Fotografia: Guy Green
Música: Walter Goehr, Kenneth Pakeman
Elenco:
John Mills …………Pip (jovem)
Anthony Wager …...Pip (garoto)
Valerie Hobson ……Estella (adulta)
Jean Simmons …….Estella (jovem)
Bernard Miles ………Joe Gargery
Alec Guinness …….Herbert Pocket
Ainda: Francis L. Sullivan, Finlay Currie, Martita Hunt, Ivor Barnard, Freda Jackson, Eileen Erskine, George Hayes. Hay Petrie, John Forrest

Oscar: John Bryan, Wilfred Shlngleton (direção de arte), Guy Grieen (fotografia)

Indicação ao Oscar: Ronald Neame (melhor filme), David Lean (diretor), David Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan (roteiro)

Filmado em 1946 na esteira dos bem-sucedidos Desencanto e Uma mulher do outro mundo, esta é a primeira adaptação de David Lean dos romances de Charles Dickens; O/iverTwist viria em seguida em 1948. Assumindo a obra-prima literária como um desafio cinematográfico em todos os sentidos da expressão, Lean explora e se aproveita do amplo horizonte emocional da história e a torna também uma jornada arrebatadora e de um visual hipnotizante. O resultado é a melhor adaptação da literatura já realizada, assim como um dos maiores filmes Ingleses de todos os tempos. Grandes esperanças traz elementos de muitos filmes de terror, começando em um vasto pântano que leva a um cemitério abandonado. Essa cena de abertura era tão essencial que Lean, que tinha uma ideia precisa de como deveria ser o visual do filme, substituiu o fotógrafo original Robert Krasker por Guy Green. Aqui, o jovem herói Pip é ameaçado por um prisioneiro fugitivo feroz e desesperado chamado Magwitch (Finlay Currie), que exige comida e uma lima para poder se livrar de suas correntes. Mais tarde, Pip é levado à mansão decrépita da igualmente decrépita e amargurada Miss Havisham (Martita Hunt). Abandonada no altar muitos anos atrás, ela ainda veste os restos do seu vestido de noiva e anda por entre os restos empoeirados, apodrecidos e infestados de ratos do fatídico banquete de recepção. Seu plano macabro é transformar sua pupila, a jovem e bela Estella (Jean Simmons), em um instrumento de vingança contra todos os homens. Isso inclui Pip, que se apaixona por ela. A situação dele muda quando um benfeitor misterioso financia a mudança de Pip para Londres e sua transformação em um refinado gentleman. Dividindo um flat com Herbert Pocket (Alec Guiness em seu primeiro papel importante), o Pip adulto (John Mills) se torna um esnobe que acredita que Miss Havisham é sua benfeitora e que Estella está destinada a ser sua esposa. Qualquer leitor acostumado com Dickens sabe que não é bem assim. Houve quem sustentasse que Mills, de 38 anos de Idade, era velho demais para interpretar um personagem que tinha de 20 para 21, conforme estabelecido pelo romance. Contudo, o fato é que Pip precisa apenas ser testemunha do drama encenado ao seu redor, em vez de um participante ativo do seu próprio destino. Lean, que passou sete anos como montador antes de dirigir seu primeiro longa, sabia muito bem disso e cerca Mills  de um elenco de apoio sólido, porém cheio de vida. Algumas cenas são puro encanto, como a visita de Pip à casa de Wemmick (Ivor Barnard), o assistente de seu advogado, onde nosso herói conhece seu pai ancião e ligeiramente senil, que se chama "Velho P" - abreviação de "velho pai" - , um termo que alguns ainda usam para se referir aos seus próprios pais. Embora não seja essencial para a trama, essa cena é de uma ternura e graça memoráveis, trazendo consigo um bocado de charme dickensiano. Apesar de antigo, Grandes esperanças não perdeu nada de sua grandiosidade ou pungência. Tendo conquistado a quinta posição na lista dos melhores filmes ingleses de todos os tempos do British Film Institute, ele foi premiado em duas categorias do Oscar - Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia em Preto-e-Btanco -, além de ter sido indicado para os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fllme e Melhor Roteiro Adaptado. Em termos de alcance, visão e coerência, este continua sendo o maior de todos os filmes baseados na obra de Dickens. KK
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 192)

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