Direção: tarry Charles
Produção: Sacha Baron Cohen, Jay Roach
Roteiro:
Sacha Baron Cohen, Anthony Hlnes, Peter Baynham, Dan Mazer
Fotografia:
luke Gelssbuhler, Anthony Hardwick
Música:
Erran Baron Cohen
Elenco: Sacha Baron Cohen, Ken Davitian, Luenell
Indicação
ao Oscar: Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Peter Baynham, Dan Mazer, Todd
Phillips (roteiro)
Caracterizado
como um membro da elite do Cazaquistão, Borat Safdiycv (Sacha Baron Cohen) é
metade inocência superficial e metade intolerância inflexível. Alto, magro, bigodudo
e ávido por agradar, sua gíria meio mal digerida, seu anti-semitismo e suas ideias
pré modernas sobre o comportamento socialmente adequado permitem que Borat
banque o palhaço. Mas essas mesmas características exageram as circunstâncias,
fazendo com que pessoas não reconheçam a interpretação de Baroncomo um fato.
Entre os excessos de Borat estão: um saco de cocô que é trazido â mesa num
jantar de finos convidados no Sul dos Estados Unidos; um fâ de rodeios que
sugere que todos os homossexuais sejam eliminados da face da Terra; três
universitários bêbados que falam indecorosamente sobre as mulheres e os
diferentes grupos raciais; o político Alan Keys participando de uma entrevista
que, na realidade, é uma emboscaria; Borat e seu melhor amigo, Azamat (Ken
Davitian), lutando nus, sua genitália balançando no ar; Pamela Anderson
seqüestrada na noite de autógrafos de seu livro. Dirigido por Larry Charles,
Borat é extremamente perspicaz quanto a mostrar a visão americana de que os
Estados Unidos são um país único. Ao assistirmos a esse caipirão vagar pelo
mundo, descobrimos que ele é ao mesmo tempo um jeca e um filósofo; a força das
suas aventuras cai sobre os seus entrevistados, que se creem superiores mas terminam
por se expor como mercadores do ódio e verdadeiros tolos. Muito do sucesso do
filme se deve aos co-autores Anthony Hlnes, Peter Baynham e Dan Mazer, que
ajudaram Baron Cohen a escrever o texto. Sua adaptação do personagem Borat, a
partir de Da Ali G Show, comprova a existência de uma moldura versátil onde se
pode pendurar cenas improvisadas, cuja razão é encontrara brecha entre os
ideais americanos de abertura e a realidade dos conflitos culturais, onde o
cômico vira trágico. GC-0
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 991)
Nenhum comentário:
Postar um comentário