quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

214 1949 TARDE DEMAIS (THE HEIRESS, EUA)


Diretor: William Wyler
Produtor: Laster Koenig, Robert Wyler. William Wyler
Roteiro: Augustus Goetz, Ruth Goetz, baseado no romance A herdeira, de Henry James
Fotografia: Leo Tover
Música: Aaron Copland
Elenco: Olivia de Havilland, Montgomery Clift, Ralph Richardson, Mirian Hopkins, Vanessa Brown, Betty Linley, Ray Collins, Mona Freeman, Selena Royle, Paul Lees, Russ Conway, David Thursby

Oscar: William Wyler (melhor filme), William Wyler (diretor), Olivia de Havilland (atriz), John Meehan, Emily Kur (direção de arte), Wally Stemore, Gile Steele (figurino), Aaron Copland (música)

Indicação ao Oscar: Ralph Richardson (ator coadjuvante), Leo Tover (fotografia)

"Como você pode ser tão cruel?" "Eu aprendi com os melhores." A inesquecível adaptação de William Wyler do romance A herdeira, de Henry James (refilmado sem necessidade em 1997), gira em torno de atuações inesquecíveis, intensificadas pelos exigentes planos longos que eram marca registrada do diretor e pelo domínio meticuloso da atmosfera, iluminação e técnica de filmagem. Olivia de Havilland, que recebeu seu segundo Oscar pelo papel, está de tirar o fôlego como a garota terrivelmente insossa e dolorosamente gaúche fadada a ser uma solteirona apesar da fortuna que irá herdar do pai frio e ríspido (Ralph Richardson), que a considera um estorvo. Montgomery Clift, então bonito na pele de um caçador de fortunas, imprestável, a corteja com doses iguais de sedução e falsidade. Apesar das objeções afrontosas do pai e com a conivência de uma tia tolamente romântica (Miriam Hopkins), Catherine trama uma fuga. Quando seu amante decide tentar suas chances em outro lugar, ela passa por uma dura transformação. Quando a ingênua Catherine percebe que foi abandonada, a lentidão e o cansaço com que Havilland sobe as escadas da casa são eternamente apavorantes. Sua última subida para o andar de cima, saboreando um amargo triunfo à medida que seu pretendente, que havia retornado, esmurra desesperadamente a porta, é igualmente tocante. A classe de toda a produção é ressaltada pela trilha original evocativa de Aaron Copland, também ganhadora do Oscar. AE

(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 214)

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