Direção:
Alfred Hitchcock
Produção:
Sidney Bernstein
Roteiro:
Hume Cronyn, Arttiut Laurents, baseado na peça Rope'1 End, de Patrick Hamilton
Fotografia:
William V. Skall, Joseph Valentine
Música:
David Buttolph
Elenco:
James
Stewart ……. Rupert Cadell
John
Dall ………….. Brandon Shaw
Farley Granger …… Phillip Morgan
Cedric Hardwicke … Sr. Kentley
Constance Collier …Sra. Atwater
Douglas Dick ……… Kenneth Lawrence
Ainda: Constance Collier, Edith Evanson, Dick Hogan,
Juan Chandler
Embora
deva sua fama a um estilo mirabolante e carregado de emoções fortes, Alfred
Hitchcock sempre foi um dos cineastas mais experimentais do cinema comercial.
Tendo como base sólida uma peça de Patrick Hamilton (famoso por À meia-luz)
baseada no Caso Leopold e Loeb e dramatizada de forma mais convencional no
filme Estranha Repulsão, de 1959, festim diabólico chama atenção para seu
cenário único utilizando coordenadas de um rolo de duração que são juntadas de
maneira quase invisível para que ele pareça não ter cortes. Em se considerando
que, em 1948, muitos dos espectadores mal sabiam que filmes consistiam cm
trechos breves montados para efeito dramático – até hoje, a maioria dos filmes sobre
cinema parece sugerir que as cenas são filmadas como se estivessem acontecendo
ao vivo, como em um palco -, pode-se supor que Hitchcock estivesse mais
interessado em se dirigir a colegas de profissão, demonstrando uma maneira
alternativa de se contar uma história em filme de forma semelhante ao que o posterior
movimento Dogma 1995 e A bruxa de Blair (1999) tentaram fazer. Além dos
desafios técnicos de fazer a câmera seguir os personagens por um apartamento
grande em Nova York, contando uma história em "tempo real", Festim
diabólico é bastante interessante por si próprio, mostrando dois solteiros que
moram juntos (John Dall e Farley Cranger) que tentam se safar de um assassinato
casual para provar uma teoria obscura. Ao mesmo tempo um drama psicológico
intenso e uma comédia de humor negro ao estilo de Este mundo é um hospício
(1944), o filme apresenta um conflito de gato e rato à medida que os assassinos
convidam o professoral Jimmy Stewart para Impressioná-lo com a inteligência
deles, flertando de várias formas com a revelação do crime. A técnica distrai
menos do que se poderia esperar, permitindo a Stewart e Dall se confrontarem em
uma grande batalha entre afetação homicida e retidão moral. É possível que toda
a atenção que se deu aos planos longos tenha feito os censores ignorarem a
representação extraordinariamente aberta de uma relação quase homossexual entre
os assassinos - apesar de nunca mencionado nos diálogos, há apenas um quarto no
apartamento que eles dividem. A insegurança de Cranger fica ainda mais clara
com a duração impiedosa das tomadas, mas Dall e Stewart mostram-se á altura do
desafio de apresentar atuações ininterruptas, ao estilo do teatro, na mídia
mais intimista do cinema. KN
(1001 FILMES PARA VER
ANTES DE MORRER 207)
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