Direção: Billy Wilder
Produção: Charles Bracken
Roteiro Charles Brackett, Billy Wilder, D.. M.
Marshman Jr., baseado no conto "A Can of Beans", de Charles Lituken e
Billy Wilder
Fotografia: John F. Seitz
Música: Jay Livingston, Franz Waxman
Elenco:
William Holden………Joe Gill
Gloria Swanson……..Norma
Desmond
Erich von Stroheim …Max von Mayerling
Franklyn Farnum …...Coveiro
Jack Webb …………..Artie Green
Lloyd Gough ………..Morino
Fred Clark …………..Sheldrake
Cecil B. DeMille ……Ele próprio
Ainda: Gloria Swanson, Nancy, Larry Blaker, Charles
Dayton, Hedda Hopper, Buster Keaton, Anna Q. Nilsson, H. B. Warner
Oscar: Charles Brackett, Billy Wilder, D M Marshman
Jr. (roteiro),
Hans Dreyer, John Meehan, Sam Comer, Ray Moyer (Direção de de arte), Franz
Waxman (música)
Indicação
ao Oscar: Charles Brackett (melhor filme), Billy Wilder (diretor), William
Holden (ator), Gloria Swanson (atriz), Erich von Stroheim (ator coadjuvante),
Nancy Olson (atirz coadjuvante), John F. Seitz (fotografia), Doane Harrison,
Arthur Schimidt (edição)
Joe
Gill (William Holden), um roteIrisfa desempregado, flutuando morto em um piscina,
reconta a história do seu relacionamento pessoal e profissional malfadado com a
megalomaníaca diva do cinema mudo Norma Desmond (Gloria Swanson). Uma
melindrosa cinqüentona, cuja tentativa
de permanecer jovem a faz parecer ter mil anos, Norma vive em uma mansão
decadente no Sunset Boulevard, realizando um funeral á meia-noite para seu
macaco de estimação ("Ele deve ter sido um chimpanzé muito importante",
reflete Joe), rascunhando um roteiro impossível de se produzir e sonhando com
um recomeço inviável ("Odeio essa palavra! Este será um retorno!")
como Salomé. De prontidão, há um mordomo sinistro (Erich von Stroheim), que
havia sido seu diretor favorito e que foi, a propósito, seu primeiro marido. Geralmente
um cineasta avesso a visuais ostentosos, Wilder é Incentivado por esse cenário
a criar composições que trazem à mente o covil do Fantasma da Ópera ou a mansão
Xanadu, de Kane, como o enorme dose nas mãos de luvas brancas tocando um órgão sibilante
enquanto o gigolô aprisionado aproxima-se agitado ao fundo. O passeio ácido, porém
nostálgico, de Wilder por essa casa mal-assombrada da indústria cinematográfica
é um filme que pode ser revisto incontáveis vezes, mesmo depois de sua
Influência ter se infiltrado no gênero terror (O que terá acontecido a Baby Jane?,
de Robert Aldrich) e gerado uma adaptação para o teatro de Andrew Lloyd Webber.
Ele combina um estranho carinho pela decadente Norma e pelo fracassado Joe com
o uso um tanto sádico de rostos devastados e enrijecidos do cinema mudo como Buster
Keaton, H. B. Warner e Anna Q. Nilsson. Uma das discretas ironias de
Crespúscuío dos deuses é que, embora Norma não consiga se safar da sua loucura
("Ninguém dá as costas para uma estrela!"), a indústria permite que
todas as outras pessoas ajam como monstros: Cecil B. DeMille (interpretando a
si mesmo) lembra gentilmente a Norma que o ramo do cinema mudou, porém Wilder
conclui essa cena apontando a câmera para suas botas de equitação lustrosas e
seu andar pomposo de estrela absurdamente antiquado. Embora tenham reconhecido suas
chances de um último momento de glória, Swanson (que aceitou o papel depois de
Mary Pickford tê-lo recusado) e von Stroheim (que é forçado a assistir a um
trecho de Queen Kelly, um desastre não concluído de 1920 no qual dirigiu Swanson)
compreenderam a crueldade da visão de Wilder e a maneira como ele os
transformava todos em monstros. Trata-se de um filme duro e cínico, em conflito
com seu malfadado, porém terno, caso de amor "normal": no fim. Norma
está tão aterrorizada pelo fato de Joe estar escrevendo um roteiro [História de
amor sem-título) com a assistente de produção Nancy Olson quanto pela
possibilidade de ele a abandonar pela rival mais jovem. Swanson ("Eu sou
grande. Os filmes é que ficaram pequenos.") está vibrante em sua loucura,
que atinge o clímax em um momento de inesquecível horror-glamour, à medida que
ela se aproxima de forma sedutora de um cinegrafista de cinejornal durante sua
prisão por assassinato e declara que está pronta para seu close. Ao mesmo tempo,
Wilder recua a câmera para enquadrá-la em um plano aberto que enfatiza sua solidão
e insanidade, enquanto o grande espetáculo em torno de um assassinato envolvendo
celebridades começa. Este filme indica o caminho para A montanha dos sete abutres
(1951), de Wilder, ao mostrar também uma cultura de exploração de crimes pela mídia
que permanece terrivelmente viva mais de meio século depois. KN
(1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER 229)
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