Direção: Bert I. Gordon
Roteiro: Bert I. Gordon,
Jack Turley (baseado na história de H.G. Wells)
Produção: Bert I. Gordon,
Samuel Z. Arkoff (Produtor Executivo)
Elenco: Joan
Collins, Robert Lansing, John David Carson, Albert Salmi, Jacqueline Scott,
Pamela Shoop
O Império das Formigas é
divertidíssimo. Se os efeitos especiais já eram do mais baixo nível naquelas
noites dos anos 80, imagina assisti-lo depois de quase 20 anos (e mais de 30 de
seu lançamento nos cinemas)? E o principal, você não poderia esperar nada
diferente de uma produção de Samuel Z. Arkoff para a American International
Pictures e com a direção do picareta Bret I. Gordon. Mesmo diretor e equipe
responsáveis pelo igualmente tosco A Fúria das Feras Atômicas, lançado no ano anterior, que
foi um baita sucesso comercial para a produtora de Arkoff e que também trazia
animais que cresceram exponencialmente e passaram a atacar aos humanos. Que por
sua vez, também é baseado em um conto do mestre H.G. Wells, tal qual O
Império das Formigas, também brevemente inspirado nos textos do escritor.
Coitado de Wells, diferente das histórias de Edgar Allan Poe e até de H.P.
Lovecraft que foram bem cuidados nas mãos da AIP, o escritor de clássicos como
“A Guerra dos Mundos” e “A Máquina do Tempo”, tiverem esses resultados
desastrosos. Logo no início do longa, um narrador começa a contar sobre as
maravilhas de ser formiga, sobre sua organização social, sua capacidade de
inteligência e raciocínio, e principalmente, com o intuito de meter medo nos
incautos, que ela poderia muito bem ser a próxima forma de vida dominante em
nosso planeta, e que elas possuem um sofisticado sistema de comunicação, que
manda mensagens específicas para outras por meio de feromônios que estimulam
uma resposta obrigatória, que força obediência e que não pode ser ignorado.
Então o narrador diz: “vocês ouviram isso? OBRIGATÓRIA”. É sensacional! E finaliza
que não devemos nos preocupar, pois isso apenas concerne às formigas, certo? Errado,
porque na trama, que conta com aquela mensagem da natureza se revoltando contra
a humanidade, trará os insetos transformados em criaturas gigantes por conta do
descarte de lixo nuclear no mar, quando um barril será arrastado até a costa de
uma praia onde os pequenos seres irão se esbaldar e atingir esse tamanho
descomunal. Esta praia fica em uma ilha que é um pedacinho do paraíso (só que
não), onde uma incorporadora está criando um resort com casas em frente ao mar,
e a gananciosa corretora imobiliária Marilyn Fryser (Joan Collins, que diz ter
sido o pior papel de sua carreira) fará de tudo para vender terrenos a um grupo
díspar de pessoas, as quais leva para um passeio de barco na região, com comida
e bebida à vontade. Aqueles pobres coitados começam a ser espreitados pelas
terríveis formigas mutantes gigantes (que literalmente atingem aquele tamanho
todo do dia para a noite), na clássica e inesquecível cena onde a câmera é
dividida em vários círculos em um fundo preto, emulando a visão dos insetos, e
caçados impiedosamente pelos animais (com seu característico sibilar agudo). Na
primeira metade do filme, vemos a luta dos sobreviventes em manter-se vivos e
tentar escapar da fúria das formigas atômicas (hein? hein?). Os poucos que
conseguem sair com vida daquele pesadelo, descobrem que há uma cidadezinha nas
proximidades e parece que eles conseguirão se safar. É quando na sua segunda
metade, o longa muda completamente de figura, e de um típico filme Big Bug dos
anos 50 (tipo, neto de O Mundo em Perigo), se transforma em uma tramas das mais patéticas
com toda a cidade agindo de forma estranha, e capturando nossos heróis, uma vez
que todos estão sob comando mental dos insetos (lembra-se do OBRIGATÓRIO!) e
escravizando-os para que trabalhem na refinaria de açúcar da região,
satisfazendo os doces desejos das formigas escravagistas. Sério, é impagável.
Muita criatividade! Como se não bastasse o roteiro bisonho e um clima de
suspense mequetrefe, os efeitos visuais que são a verdadeira cereja do bolo.
Primeiro, Gordon fez várias filmagens de formigas em separado (provavelmente
muitas delas dentro de um aquário ou tanque transparente, ou coisa do tipo), e
depois essas filmagens foram alargadas e sobrepostas nas cenas com os humanos,
e primeiro, isso faz as formigas parecem cada hora de um tamanho diferente, e
segundo, momentos em que parece que elas estão andando no próprio ar. Na hora
da interação com os atores, foram usados bonecões das cabeças dos insetos,
filmados em um ângulo fechado, assim como aconteceu com o já citado A
Fúria das Feras Atômicas. Obviamente, O Império das Formigas não vale
nada. Traz lá uma mensagem ecológica, de vingança da natureza e da paranoia de
sermos substituídos como espécie dominante, mas é uma bomba. Uma bomba cheia de
sentimentos nostálgicos e espasmos voluntários de riso. O lance mesmo é
assisti-lo por saudosismo, principalmente se você é da minha geração e ouvia
Silvio Santos falando que a filha dele já havia visto e recomendava. E ah, que
era exibido pela primeira vez na televisão.
FONTE: http://101horrormovies.com/2014/01/22/353-o-imperio-das-formigas-1977/
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