Direção: Kathryn
Bigelow
Roteiro: Kathryn
Bigelow, Eric Red /Produção: Steven-Charles Jaffe; Eric Red (Coprodutor);
Mark Allan, Diane Nabatoff (Produtores Associados); Edward S. Feldman, Charles
R. Meeker (Produtores Executivos)
Elenco: Adrian
Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, Tim
Thomerson
Mais um daqueles bons filmes de vampiros dos
anos 80. Esse é Quando Chega a
Escuridão, western
horror vampiresco da diretora Kathryn Bigelow, futura senhora James Cameron
e futura ganhadora do Oscar. Lançado no ano de 1987, prolífico para os
chupadores de sangue, mesmo ano de lançamento de Os Garotos Perdidos, Quando Chega a
Escuridão possui razoavelmente a mesma temática de seu irmão dirigido por
Joel Schumacher e muito mais conhecido, abordando clãs de vampiros modernos que
fazem suas vítimas incautas em pedaços de chão esquecidos dos EUA (nesse caso,
no centro oeste americano), deixando completamente para trás todo seu aparato
gótico e aristocrático que um dia a criatura já teve sob seus ombros. E mais,
mesmo passando por impopular, arrisco-me a dizer que tirando todo o
sentimentalismo de lado, o fato de ter assistido quando era criança, a turma de
Bill Paxton, Lance Henrikssen e companhia comem com farinha os vampiros
liderados por Kiefer Sutherland. Na verdade Quando Chega a Escuridão é
superior a Os Garotos Perdidos, afinal vemos dois estilos bastante
distintos de cinema, enquanto o primeiro preza pela estilização total dos anos
80 em todos os seus aspectos, e principalmente, na proposta leve e exagerada, a
fita de Bigelow escrita por ela e por Eric Red, de A Morte Pede Carona, é um road movie muito mais introspectivo,
sentimental, bruto e cruel. Seguimos o infortúnio do jovem Caleb Colton (Adrian
Pasdar), que se engraça com uma forasteira, Mae (Jenny Wright), cativante e
misteriosa no primeiro momento, mas que é uma sugadora de sangue, e o fato de
sabermos isso durante seu papo melancólico, que um matuto como Caleb não
entende lhufas, e principalmente durante a forma como reluta em se envolver e
na urgência de chegar em casa antes do sol nascer, cria um clima de tensão
constante onde parece que o ar pode ser cortado com uma faca de rocambole. Mas
a menina transforma o caubói apaixonado em vampiro e depois de quase torrar com
a luz do sol, não há outra escapatória senão juntar-se ao bando de vampiros
errantes, desajustados e párias da sociedade, que vem a ser a família de Mae. O
líder é Jesse Hooker (Henriksen), que profere uma das melhores frases do longa
ao ser questionado sobre sua idade (“vamos colocar desta forma: eu lutei pelo
sul” – referindo-se a Guerra de Secessão), e é composto pelo sádico alucinado
Severen (que seria facilmente um Malkavian se estivéssemos falando do RPG,
Vampiro – A Máscara), papel de Paxton, Diamond back (Jenette Goldstein) e a
criança (apenas na aparência, claro), Homer (Joshua John Miller). Se você
perceber bem, todos eles (com exceção de Joshua Miller) são atores de Aliens – O Resgate,
que foi dirigido por? James Cameron, com quem Bigelow casaria dali a dois anos
(e separaria depois de outros dois), e indicou-os para o elenco do filme.
Michael Biehn também foi considerado para o papel de Henriksen, mas acabou
recusando-o. E uma curiosidade é que Johnny Depp e D.B. Sweeney fizeram testes
para o protagonista. Voltando à trama, acontece que a personalidade tranquila e
pacata de Caleb não condiz com o comportamento errático e psicopata do bando,
principalmente no quesito de ter de assassinar seres humanos para se alimentar.
O ponto alto, quer dizer, altíssimo, de Quando Chega a Escuridão é
exatamente a emblemática cena do bar, onde ausentes de qualquer compaixão,
moral e apreço pelo ser humano, que é sua refeição, a gangue trucida o barmen e
todos os ali presentes, exatamente para que também sirva como uma prova de fogo
para Caleb em tornar-se um deles, mas que acaba falhando, deixando um
sobrevivente, que levará a polícia ao encalço dos vampiros. Mas o que vai gerar
uma cisma no grupo é quando a sua família, nas figuras de seu pai, Loy (Tim
Thomerson) e Sarah (Marcie Leeds) está em perigo. Quando Chega a
Escuridão mantém-se em um clima fora da lei seguindo esse bando de
assassinos vampirescos da estrada, até seu embate – maniqueísta até demais –
final, quando mais uma vez os elementos do faroeste (que era a intenção
original de diretora e roteirista, mas como o gênero estava morto naquela
década, resolveram pegar exatamente o que estava em voga – o terror – e fazer
um mix das duas escolas) se colocam em cena (só faltou um chaparral noturno
rolando por ali). Vale também uma menção para a excelente maquiagem,
principalmente quando os mortos-vivos estão queimando sob o perigoso efeito do
sol, criada por Gordon J. Smith e a trilha sonora eletrônica industrial do
grupo Tangerine Dream. O grande problema é a solução canhestra e
apressadíssima, dando uma nova teoria sobre o vampirismo, com uma resolução
deveras fácil para algo que parecia ser uma maldição secular, eliminando todo e
qualquer elemento místico dos seres da noite. Mas que também se percebe ser
mais uma questão de escolha do que qualquer outra coisa. Tudo sobre o amor, o
bem e o mal, redenção, que congrega para um final bem piegas, mas é o que tem
para hoje. Quando Chega a Escuridão fracassou na bilheteria, muito por
conta da falta de investimento em marketing da produtora de Dino de Laurentiis
que faliria em breve, acabou até tornando-se cult, mas infelizmente não
sobreviveu como outros tantos do gênero lançado no mesmo período, Mas uma
revisita ao longa é interessantíssimo, tendo em vista a assepsia pela qual o
monstro histórico passou na última década, culpa de literatura pré-adolescente
de quinta, e como o lado sádico bandido fora-da-lei e Brujah (mais uma vez
pegando um clã do RPG como exemplo) rende um baita filme.
FONTE: https://101horrormovies.com/2014/10/11/542-quando-chega-a-escuridao-1987/
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